Fascinação

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=kSqz1HzlkI0&w=560&h=315]

Todos nós já ouvimos algo assim: Estou fascinado por… Ou Fulano ficou fascinado. Significa que gostou-se muito de algo. Isto é definido por fascinação. Mas há um tipo de fascinação, segundo Alan Kardec, que é entendida como uma ilusão criada diretamente por um Espírito no pensamento de uma pessoa, inibindo seu discernimento.

É a influencia, sutil e pertinaz, traiçoeira e quase imperceptível, que Espíritos vingativos exercem sobre o individuo. Trata-se de uma ilusão criada diretamente pelo Espírito no pensamento do individuo e que paralisa de certa maneira a sua capacidade de julgar. O encarnado fascinado não se considera enganado. O Espírito consegue inspirar-lhe uma confiança cega, impedindo-o de ver a mistificação e de compreender o abuso do que escreve ou fala, mesmo quando este salta aos olhos de todos. A ilusão pode chegar ao ponto de levá-lo a considerar sublime a linguagem mais ridícula.
A fascinação, segundo Alberto Almeida é quando o obsediado não se reconhece como tal. Acredita-se iluminado. Crê que suas ideias estão sempre corretas. Muitas vezes pensa que só ele está certo e que todos os outros estão completamente errados em variados assuntos. Está, usualmente, associada ao orgulho e/ou à vaidade de variadas nuances, com especial destaque para a vaidade intelectual. Vejam este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=kSqz1HzlkI. São apenas cinco minutos mas muito esclarecedor. Será que nós não estamos fascinados? Conhecemos alguém assim?
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement