Adiado evento da Amusep

Questões de agenda levaram os gestores da Câmara Técnica da Educação, da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense, a alterarem a data e o local de realização do III Seminário Regional do segmento.

Com o tema “Gestão da Educação Municipal”, o evento vai ocorrer no dia 8 de novembro, uma quarta-feira, no auditório do Campus da Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (Feitep), em Maringá. A previsão anterior era a de que o encontro fosse organizado no dia 25 de outubro.
A coordenadora da Câmara Técnica, secretária Municipal de Educação de Mandaguari, Adenise Batista Rodrigues, explica que, um dos convidados para ministrar palestra no Seminário, o promotor de Justiça da Infância, Juventude e Pessoa com Deficiência, de Presidente Prudente (SP), Luiz Antônio Miguel Ferreira solicitou a mudança na agenda. “Surgiram compromissos junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo e para contarmos com a presença do promotor decidimos alterar a data inicial”, destaca.
Luiz Antônio Ferreira vai fazer a palestra de abertura do encontro. Pela manhã, ele vai falar sobre “Conselho Tutelar e Educação”. Vai apresentar o entendimento dele sobre o acesso das crianças aos centros municipais de Educação Infantil (CMEIs). Na faixa etária de zero a três anos, quais devem ser as prioridades e os requisitos para o preenchimento das vagas nas creches; quais argumentos devem ser usados no atendimento às famílias; aspectos legais, entre outros assuntos.
“Como melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos municípios”, será o tema da palestra do período da tarde. O professor e secretário Municipal de Educação de Novo Horizonte (SP), Paulo Magri, vai mostrar a metodologia adotada e os caminhos percorridos pela cidade do interior paulista para conquistar o segundo melhor Ideb, o principal indicador brasileiro da qualidade do ensino, do País.
De acordo com Adenise, os temas do III Seminário Regional da Educação são atuais, oportunos e proporcionarão um aprimoramento da capacidade técnica e profissional dos secretários municipais e dos servidores públicos, que exercem cargo de direção na área. Ela informa que as inscrições já podem ser feitas. As vagas serão distribuídas entre as 30 cidades da área de abrangência da Amusep. A programação terá início às oito horas, com encerramento previsto para as 17 horas. A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) apoia a realização do evento.

Programação
8 horas – Credenciamento
8h30 – Solenidade de Abertura
9 horas – Palestra “Conselho Tutelar e Educação”, com o promotor de Justiça da Infância, Juventude e Pessoa com Deficiência, de Presidente Prudente (SP), Luiz Antônio Miguel Ferreira
12 horas – Almoço
13h30 – Palestra “Como melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos municípios”, com o professor e secretário Municipal de Educação de Novo Horizonte (SP), Paulo Magri
17 horas – Encerramento
Inscrições e mais informações: (44) 3225-7922 – 9 8402-7766 – e-mail: amusep@gmail.com

Advertisement
Advertisement