Procon apreende panfletos

Durante a “Operação Consignado”, o Procon de Maringá apreendeu mais de 12 mil panfletos de propaganda de empréstimo que não traziam de forma clara o contrato, induzindo ao erro os consumidores. As multas podem variar conforme a infração e porte econômico das empresas.

Foram fiscalizadas 21 instituições financeiras em diversas regiões do município. Além de consultar o material publicitário, o Procon também fiscalizou a manutenção de exemplar do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos comerciais e a disposição de placa informativa contendo os telefones de atendimento do Procon.
O diretor do Procon, Rogério Calazans, destaca que “pessoas pouco instruídas são alvos fáceis para as empresas de crédito mal intencionadas”, lembrando que neste ano, foram registrados mais de 5,7 mil reclamações sobre assuntos financeiros.
Para calcular taxa de juros o Banco Central fornece a “Calculadora do Cidadão” que simula operações de crédito (www.bcb.gov.br/calculadora/calculadoracidadao.asp). Registros de reclamações e esclarecimentos de dúvidas sobre contratos podem ser feitas no Procon, das 8 às 18 horas (a distribuição de senhas vai até as 16h30). (PMM)

Advertisement
Advertisement