Ranking QS Latin America mostra UEL em 95º lugar; UEM está no 104º

A Universidade Estadual de Londrina é a primeira instituição estadual de ensino superior do sul do Brasil no QS University Rankings: Latin America 2017(Quacquarelli Symonds), divulgado ontem, que analisou 400 instituições de ensino superior de 21 países da América Latina. A UEL foi considerada a segunda melhor do Paraná, quinta estadual do país, e está classificada no 95º lugar no cômputo geral.

O ranking considerou itens como infraestrutura física, citações internacionais e reputação acadêmica, além da avaliação externa colhida junto ao mercado de trabalho. Para calcular as médias individuais, o QS também considerou a relação aluno/professor, proporção de pesquisadores PHD, além do impacto na web.
A diretora de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Pró-reitoria de Planejamento da UEL, professora Sandra Garcia, considerou o resultado muito próximo ao obtido no ano passado. Segundo ela, a Instituição busca ampliar o diálogo com o mercado de trabalho, iniciativa que pode influenciar em novos resultados futuramente. Por outro lado, a redução dos investimentos públicos causa impactos diretos. De acordo com a diretora, com um maior número de estudantes, a nota poderia se elevar.
Segundo ela, a UEL tem aprovados seis novos cursos de graduação (Nutrição, Biotecnologia, Relações Internacionais e as Engenharias Mecânica, de Produção e Elétrica), que dependem de contratação de pessoal para iniciar as atividades.
Outras instituições paranaenses também foram citadas no levantamento como a UFPR que ficou em 12º lugar na classificação geral, a UEM, classificada em 104º lugar; UEPG (entre 151 e 160º) e Unioeste (171 e 180º). As melhores brasileiras avaliadas foram a Unicamp (2º lugar) e USP (3º lugar). (Agência UEL)

Advertisement
Advertisement