Conseg é finalista do Innovare

O projeto Visão de Liberdade, realizado na Penitenciária Estadual de Maringá e administrado pelo Conselho Comunitário de Segurança de Maringá com apoio de órgãos e entidades, é um dos finalistas do Prêmio Innovare deste ano, considerada a mais importante premiação da Justiça brasileira.

Entre as 710 práticas inscritas, 12 foram selecionadas e concorrem nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania
A iniciativa maringaense é finalista na categoria Justiça e Cidadania e concorre com o projeto ‘Adotei adolescentes: talentos, empreendedorismo e inovação, da cidade do Rio de Janeiro (RJ)’. Os vencedores serão divulgados em 5 de dezembro durante cerimônia de premiação no Supremo Tribunal Federal.
Visão de Liberdade
Desde 2004, detentos confeccionam livros digitados para impressão em braille, livros falados, materiais em relevo, maquetes e jogos adaptados, entre outros materiais que são encaminhados para os alunos cegos de escolas públicas. O material é distribuído em 127 municípios do Paraná atendidos pelo Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP).
Até este ano, já foram produzidos pelos detentos custodiados na penitenciária mais de 84 mil materiais didáticos em relevo, 453 livros e 54 apostilas digitados, 126 livros falados e 12 apostilas – com tiragem de 175 cópias cada. Além dos municípios atendidos pelo CAP, o projeto envia materiais para todo o Brasil, inclusive para uma biblioteca pública da cidade de Sobreda, em Portugal.
O presidente do Conseg, coronel Antonio Tadeu Rodrigues, diz que recebeu a notícia com muita alegria e que este é um projeto de mão dupla, porque além de favorecer os alunos com deficiência visual por receberem material didático apropriado, é uma importante ação de recuperação e ressocialização dos detentos. “Projetos como o Visão de Liberdade merecem destaque porque é extremamente necessário dar ao detento condições de se tornar um indivíduo melhor e pronto para voltar a viver em sociedade”, frisa.
Além do Conseg, são parceiros do projeto o CAP, a Secretaria de Educação; a Secretaria de Segurança, a Associação Maringaense de Amigos do CAP – Amacap; a Colônia Penal Industrial de Maringá; o Departamento Penitenciário do Paraná, a Receita Federal de Maringá; a Fundação Banco do Brasil; o Instituto Viva Cidadania; a Justiça Federal de Maringá e a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil. (Divulgação)

Advertisement
Advertisement