Ações de saúde preventiva

Os cursos de Biomedicina e Enfermagem da Uningá promoveram ontem uma série de ações de saúde preventiva com os frequentadores do Parque do Ingá. Acadêmicos e professores dos dois cursos realizaram teste de glicemia capilar e orientações sobre o autoexame preventivo do câncer de mama, dentro das atividades do Outubro Rosa.

Os acadêmicos de Biomedicina Jessica Fernanda Awelino, Giovana Brepohl Benedicto, Higor Hisashi Nakashima, Raul Gomes Aguera, Cristhian Gabriel Santos Jardim e Maria Carolini Rodrigueiro, acompanhados pela professora Francine Maery Dias Ferreira, realizaram 300 testes de glicemia capilar. O teste de glicemia capilar é o mais utilizado para o monitoramento da glicemia por diabéticos pelo resultado imediato.
O teste é utilizado também para o diagnóstico com o público em geral, como forma de identificar imediatamente o nível de glicemia da pessoa, o que possibilita uma orientação mais precisa sobre a necessidade de ajuda médica.
A Enfermagem levou para a ação do Outubro Rosa um boneco de autoexame de prevenção ao câncer de mama. Acadêmicas e professoras do curso realizaram demonstrações e orientações sobre o autoexame e a importância do diagnóstico precoce para o câncer de mama.
O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 1990, como forma de estimular a prevenção ao câncer de mama. O diagnóstico precoce amplia os resultados do tratamento, garantindo mais qualidade de vida à portadora e mais chances de curas com o tratamento.

Além das orientações sobre a forma de realizar o auto exame, a equipe de Enfermagem da UNINGÁ mostrou a importância das mulheres com idade entre 50 e 69 anos estarem atentas ao próprio corpo e realizarem mamografia de rastreamento a cada dos anos – quando não há sinais nem sintomas. Esse exame pode ajudar na identificação do câncer antes do surgimento dos sintomas.
Quando diagnosticado o câncer de mama tem tratamento garantido através do Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha mostra ainda a importância do tratamento ser administrado por uma equipe multidisciplinar, composta por especialistas qualificados.

Advertisement
Advertisement