Instalação de abrigos do transporte coletivo bate recorde em Maringá

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá instalou neste ano mais de 180 abrigos de ônibus em diversos pontos do município e dos distritos de Iguatemi e Floriano. Foram investidos mais de R$ 1,7 milhão com recursos próprios do município. Os abrigos são do tipo coberto, com banco e fechamento traseiro e medem quatro metros de largura e dois de profundidade.

Dos 180 abrigos, 65 foram instalados na região da Praça Raposo Tavares, priorizando o atendimento dos usuários do antigo terminal. Vinte e oito foram instalados na Avenida Morangueira, futuro corredor do transporte coletivo do novo sistema de mobilidade urbana. Os demais 90 abrigos foram instalados em diversos bairros e nos distritos maringaenses. Até o final do ano a expectativa é instalar ainda cerca de 80.
Nos últimos quatro anos foram instalados 219 abrigos do tipo coberto, com banco e fechamento traseiro. Excluindo os 65 abrigos em atendimento ao antigo terminal e os 28 do corredor da Avenida Morangueira, a atual gestão em apenas um ano chegou a 80 % do número de quatro anos.
Além de instalar abrigos que oferecem mais conforto e segurança aos usuários, a Semob desenvolveu projeto de modernos abrigos a serem instalados inicialmente nos corredores das avenidas Morangueira e Kakogawa e posteriormente nos demais pontos da cidade. A Semob elabora edital de licitação para contratação de empresa a executar e instalar os abrigos.
Em cinza e amarelo, com a última cor em referência à bandeira de Maringá, os novos abrigos contarão com display LED apresentando informações em tempo real sobre as próximas linhas e tempo de espera, carregadores de celular e bicicletários para quem deseja fazer intermodal. Fechados nas laterais e ao fundo com vidros laminados, os abrigos serão mais resistentes contra o vandalismo.
Os abrigos terão ainda prateleiras para livros, onde usuários poderão realizarem leituras no local, telhas “sanduíche” por meio de lâminas separadas com isolante térmico, e banco de aproximadamente 50 cm, garantindo mais conforto aos usuários. Os abrigos serão em três modelos: simples – área de 8,93 m², duplo – 29,48 m² e estendido – 35,49 m².
Os abrigos estendidos serão destinados próximos à instituições de ensino e locais com maior fluxo de passageiros, evitando assim que usuários cruzem avenidas, procurando marquises e outras coberturas para se abrigar. (PMM)

Advertisement
Advertisement