BRDE assina convênio com empresa de pesquisa e inovação

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul assinou ontem em Curitiba contrato no valor de R$ 1 milhão com a empresa PGA Soluções em Tecnologia para financiamento de uma plataforma de assistente virtual de negociação. O contrato inaugura convênio firmado entre o BRDE e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), para facilitar o financiamento de projetos inovadores na região Sul.

Assinaram o contrato os diretores Orlando Pessuti, Administrativo, e João Luiz Regiani, de Operações, e os sócios da empresa PGA Paulo Gastão e Ronaldo Nogami. O crédito será liberado por meio da linha Inovacred, com recursos repassados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O investimento final da PGA com a plataforma Assistente Virtual de Negociação (AVN) será de R$ 2,7 milhões.
Os diretores destacaram a importância do contrato dentro do acordo com a Embrapii e dos investimentos do BRDE voltados a projetos inovadores. Lembraram que, mesmo operando somente na Região Sul, o banco é o maior repassador de linhas de financiamento à inovação de Finep e BNDES no país. Nos últimos cinco anos, o BRDE destinou quase meio bilhão de reais ao setor no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O empreendedor Paulo Gastão explicou que a plataforma AVN poderá ser acionada por diferentes canais: web, mobile, facebook e telefone. O assistente vai falar e ouvir durante as negociações com os devedores em português (do Brasil). Terá capacidade para atender diferentes assessorias e credores (multi-tenant), com diferentes aplicações de negociação de dívidas e suas respectivas configurações.
“Fornecemos canais de relacionamento para empresas que querem falar melhor com seu público-alvo”, disse Paulo Gastão, ao apresentar a empresa PGA. “E o projeto da plataforma AVN se viabilizou pela participação do BRDE e da Embrapii, porque sozinhos não teríamos condições de desenvolvê-lo. Isso nos deu coragem para desenvolver um próximo projeto”, acrescentou Gastão.
A empresa curitibana PGA Soluções em Tecnologia existe há oito anos. Tem 170 funcionários e desenvolve mais de 20 produtos e soluções em tecnologia. São mais de 300 clientes em todo o país, entre eles grandes bancos, lojas de departamentos e operadores de telefonia fixa e móvel. “Estamos desenvolvendo o futuro”, disse Paulo Gastão.

EMBRAPII
Para ampliar sua atuação na área de inovação, o BRDE assinou convênio de cooperação com a Embrapii, em maio deste ano. Pelo convênio, o BRDE ofertará crédito de longo prazo a empresas e empreendedores aptos a receber recursos subsidiados da Embrapii por meio das unidades e polos credenciados da empresa.
No caso da PGA, a Embrapii financiará 1/3 do valor do projeto. O restante será dividido entre a unidade da Embrapii em Campinas (SP) – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e a PGA, com recursos garantidos pelo BRDE.
A empresa oferece recursos financeiros não-reembolsáveis para a implantação de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em parceria com empresas. São 27 Unidades da EMBRAPII em operação no país.
No Paraná, a Unidade parceira da Embrapii é o Instituto Lactec, que está entre os maiores centros de ciência e tecnologia do país, sendo referência em soluções inovadoras para o segundo setor – empresas, indústrias e concessionárias de energia. O Lactec tem cinco unidades em funcionamento em Curitiba.

Advertisement
Advertisement