Construção civil leva capacitação sobre ética e compliance

Promovido pela CBIC e pelo Sesi Nacional, e organizado pelo Sinduscon, o seminário “Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz” reunirá na próxima terça-feira em Maringá empresários da construção civil no auditório do Crea, para debater a importância do compliance nas organizações.

O fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil são temas centrais do seminário, que vai disseminar as ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios.
“Vamos levar ao nosso público alguns cuidados necessários no ambiente de negócios e disseminar pontos que achamos importantes para que se fechem janelas de oportunidade de corrupção”, afirma José Carlos Martins, presidente da CBIC. “Esse debate e conscientização são cada vez mais importantes no Brasil”, acrescenta.
Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (e pelo Sesi Nacional, o evento terá início às 9h da próxima terça-feira, 7, e dá continuidade ao processo de disseminação do tema. Com realização pelo Sindicato da Indústria da Construção do Norte do Paraná, com apoio do Crea-PR, Fiep e Seconci-PR, o encontro de Maringá mobilizará empresários, dirigentes da construção civil e integrantes do Judiciário. Procurador regional da República e integrante da Força Tarefa da Operação Lava Jato, Carlos Fernando dos Santos Lima confirmou presença em painel que discutirá a aplicação do compliance na construção civil.
Também participam do seminário a jurista Eliana Calmon, primeira mulher a compor o Superior Tribunal de Justiça (1999-2013), o cientista político Leonardo Barreto e Marco Antônio Guimarães, gerente executivo Jurídico de Riscos e Compliance do Sistema Fiep.

PRIMEIRO
“Este seminário tem sido realizado nas capitais e é a primeira vez que será realizado no interior. É uma oportunidade de debatermos um tema importante com personalidades que têm muito a contribuir para que possamos conscientizar a todos sobre a necessidade de implantação de mecanismos de controle interno nas empresas”, reflete o presidente do Sinduscon Noroeste do Paraná, Marcos Mauro Pena Filho.
O Sinduscon Noroeste do Paraná está assumindo o protagonismo da disseminação do Compliance em Maringá. Este ano, o sindicato criou mecanismos de controle interno de gestão, trabalho desenvolvido pela Fabrilo Rosa & Trovão Advogados (FR&T). O sindicato também incluiu o Compliance no regulamento do Prêmio Sinduscon 2017. As construtoras estão sendo avaliadas neste quesito e receberam consultoria da FR&T referente à análise de contratos como forma de prevenção a questões judiciais na relação com os clientes.
Consultor jurídico do Sinduscon, o advogado Eder Fabrilo Rosa acredita que o Compliance é um grande vetor de transformação das pessoas e das empresas, independente do porte de atuação das mesmas, garantindo maior envolvimento dos funcionários com a cultura e normas da organização, fazendo com que a política de ética e valores da empresa seja mais concreta e, assim, melhor assimilada.
O especialista complementa que existem as regras legais e as regras que cada um escolhe seguir e que, por meio do Compliance, são estabelecidos métodos e ferramentas para a efetivação da política de ética de cada organização. Ele lembra que também é preciso implementar mecanismos de melhoria e de acompanhamento para que o sistema funcione bem.
“A adoção do Compliance previne casos de favorecimento de fornecedores, compras fraudulentas, apropriação indevida de valores e todo tipo de situação que possa envolver desvios de conduta de funcionários no âmbito privado”, resume.

ÉTICA $ COMPLIANCE
A CBIC apresentará durante o seminário o Guia de Ética & Compliance da Construção Civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servem de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas na formulação e implantação de políticas de integridade.
Projeto desenvolvido em correalização com o SESI Nacional, oferece ferramental inédito que inclui um guia referencial de ética; um guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comentada; um código de conduta concorrencial para a construção civil; e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. Outro documento aponta 12 ações consagradas no relacionamento com o poder público que podem estimular a prática desvios e cuja correção tem sido defendida pelo setor.

“A CBIC apoia e defende a criação de um ambiente de negócios mais transparente e justo que permita a livre concorrência contribuindo para o fortalecimento das empresas, da economia e da sociedade Brasileira, afirma Ana Cláudia Gomes, gerente de Relações Institucionais do Seconci e presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC), comissão técnica da CBIC responsável pelo projeto.

PROGRAMAÇÃO

8h30 às 9h – Credenciamento

9h às 9h15 – Abertura
Marcos Mauro Pena de Araújo Moreira Filho, presidente Sinduscon-NOR/PR
Geórgia Grace Bernardes – Gerente de Negócios – Projetos da CBIC

9h30 às 10h30 – Painel 1 – Ética & Compliance na Construção
Eliana Calmon – Jurista e ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça – STJ.
Leonardo Barreto – Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em comportamento eleitoral e instituições políticas.

10h30 às 10h45 – Cofee break

10h45 às 11h45– Painel 2 – A Prática no Compliance na Construção Civil
Marco Antônio Guimarães – Gerente Executivo Jurídico de Riscos e Compliance do Sistema Fiep.
Carlos Fernando dos Santos Lima – Procurador Regional da República e membro da Força Tarefa da Lava Jato.

11h45 às 12h30 – Debate

12h30 – Encerramento

Advertisement
Advertisement