A procura

Por João Batista Leonardo:

Os esperançados se lançam na continuidade, embrenhados nas intercorrências da vida, procurando o objetivo de todos: o prazer de viver. Dê o prazer de viver às pessoas e elas se comungarão com a felicidade.

A procura da vida nas intercorrências do comportamento humano, os fins não se comungam, fazendo das análises, em vez de respostas, perguntas. A mente humana dotada de qualificações extremadas coloca a condição de normalidade e da razão, entre dois parâmetros opostos, porém imensuráveis nos desígnios.
Não será preciso embrenhar-se muito nas indagações, para perceber que há uma incógnita por trás fugindo à facilidade das respostas, mormente daquelas carentes de unanimidade.
Portanto, “a procura” na vida equilibrada e baseada no “Tripé da Sabedoria Humana”, que entendo ser a discrição, a determinação e a compreensão, pisará por certo no caminho do meio e das respostas verdadeiras.
Na discrição repousa as maiores qualidades das grandes pessoas, porque junto está o recato e a humildade. Ao revés, discrição não comunga com os convencidos e pobres de espírito, porque eles fazem da fama ou do poder econômico, o aparecer e o desejo da superação de sua fragilidade. Junto à discrição estão o discernimento e a sensatez, qualidades ausentes nos aventureiros e inescrupulosos que vêem no relacionamento, sempre o lucro e o domínio.
Junto à discrição caminha a prudência, atributo dos fortes, cujas palavras e atitudes são abalizadas no recato e na verdade.
Na determinação está a força da realização na escolha das oportunidades. É a grande qualidade dos fortes. É onde está a inerência daqueles que possuem e usam o conjunto das aptidões físicas e mentais, para produzirem grandezas e vitórias. Fica evidente que a determinação faz a pessoa representar a firmeza e a energia nas decisões. Qualidade do vencedor, daquele que frente à exigência nunca foge e sempre está presente. Deixa a indolência, para agir.
Na compreensão está inserida a tolerância, que é a qualidade maior, segundo o Budismo. É a qualidade capaz de perceber e alcançar as interações e o sentido das coisas. Junto à compreensão estão a justiça da análise e o julgamento justo e consequentemente, uma das maiores qualidades: o perdão. A compreensão é alcançar com inteligência, a prudência e a abnegação.
Quem, na procura, da vida usar o talento e embrenhar-se no Tripé da Sabedoria Humana, verá respostas e atitudes, terá sucesso, honradez e vitórias. Perceberá indiretamente, o crescimento espiritual, quando sentirá o valor de Deus. Será grandioso, brilhante e estará presente aonde necessário. Poderá assim atingir o grande objetivo humano: o prazer de viver.
O revés estará carente na base, na razão e determinado na indiferença.
_______
(*) João Batista Leonardo é médico e escritor em Maringá

Advertisement
Advertisement