Qual o seu conceito de honestidade?

A honestidade é um valor ou qualidade própria do ser humano que tem uma estreita relação com os princípios de verdade, justiça e com a integridade moral. Uma pessoa honesta é aquela que procura sempre anteceder a verdade em seus pensamentos, expressões e ações. (Fonte: aqui)

Em seu depoimento a CP, chamou-me a atenção uma fala do vereador Homero destacando que não é desonesto. ‘Eu não sou perfeito, vocês sabem disso. Vou continuar cometendo erros até o final de minha vida. Mas não sou desonesto’, disse ele.
Um trecho (‘Vou continuar cometendo erros até o final da minha vida’) dá margem a pensar que ele não vai mudar, seja qual for o resultado da CP. É isso? Depois de tudo, não vai mudar? Vai continuar ofendendo, brigando com que ousar contrariá-lo? Qual o seu conceito de honestidade? Como vimos honestidade tem , estreita relações com os princípios da verdade. Talvez é quisesse dizer que não é corrupto, não desvia dinheiro público. Será sempre tem como princípios absolutos a verdade? Naquele discurso em que me ofendeu, dizendo por exemplo que há sete anos o que mais tenho feito é chamar pessoas de ladras, o que não é verdade. Disse que já tinha apresentado 200 projetos e verificou-se que isso não correspondia à verdade.
Vamos ser honestos, se honestidade tem a ver com a falar sempre a verdade, poucos vão poder dizer, com segurança, que não são desonestos.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement