Por culpa da internet, não sabemos mais criticar sem ofender o colega

Por Américo José, hoje na Folha de S. Paulo:

Quando uma pessoa começa a falar mal de algo, é comum que outras acompanhem esse discurso e façam a crítica propagar. As redes sociais são prova disso. Sempre que alguém posta um comentário negativo sobre uma pessoa ou marca, o texto repercute mais do que qualquer elogio feito anteriormente.

A crítica sempre reverbera mais do que os comentários positivos, principalmente para quem é criticado. Todo mundo já recebeu diversos elogios sobre algo que já fez, mas dificilmente guardou na memória. Já as análises negativas ficam gravadas para sempre, não é mesmo?
Segundo um estudo da Universidade de Minnesota, feito em 2013 nos Estados Unidos, uma crítica malfeita tem impacto na carreira até seis vezes mais forte do que um elogio. A pesquisa conclui que quem ouve algo pejorativo dito de forma agressiva tem a autoestima afetada e passa a render menos.
Por isso, precisamos refletir sobre a crítica. É claro que um feedback sincero pode contribuir para melhorar aspectos do comportamento. Um bom gestor deve estar pronto para ajudar seu funcionário a enxergar erros e evoluir. Porém, estamos cada vez mais despreparados para fazer críticas construtiva. Hoje, normalmente nos limitamos a ofender ou humilhar os outros, sem argumentos ou qualquer delicadeza.
Na internet, protegidos pelo anonimato, aprendemos a falar tudo que pensamos sem filtro e exercitamos a crueldade sem perceber. Replicamos essa crueldade nas relações cotidianas, machucando os outros até mesmo sem querer.
Precisamos estar atentos a esse comportamento e revertê-lo, porque ele não faz bem nem para quem julga e nem para quem é julgado.
Em vez de apontar os erros, uma boa maneira de criticar um funcionário ou colega sem ofendê-lo é mostrar quais são as qualidades que você esperava que aquele profissional apresentasse. Elogie boas atitudes, defenda os valores em que você acredita, use exemplos positivos. Assim, por contraste, a pessoa entenderá quais são os seus pontos negativos sem se sentir exposta.
O mesmo vale para as mídias sociais. É claro que há muita coisa errada por aí, mas também há uma série de boas práticas que merecem ser compartilhadas. Por que não falamos sobre isso, em vez de lotar nossos perfis com comentários raivosos? Ao defender o que gosta, você está apontando uma saída, em vez de enfatizar um erro.

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