Cargo comissionado…

… precisa ser avaliado e demonstrar competência. Um amigo fez a seguinte postagem:’Cargo Comissionado (o famoso CC) não é presente, não é moeda de troca e não é para quem não quer trabalhar. Cargo Comissionado é de extrema importância para a administração pública e, portanto, deve ser tratado de forma que os melhores cidadãos (os mais preparados tecnicamente) ocupem cada um desses cargos para o bem da coletividade.’

Meu comentário (Akino): Concordo plenamente. Claro que é passível de indicações políticas ou de outros apoiadores, a escolha de CCs, mas é preciso preencher requisitos e de demonstrar conhecimentos e capacidade para desempenhar a função. Sugiro que a administração Ulisses/Scabora, crie um mecanismo de avaliação de desempenho. Ao ser nomeada, a pessoa assinaria um contrato, onde ficaria bem claro o desempenho esperado. Periodicamente, a cada 15 ou 30 dias, o superior hierárquico, faria uma avaliação, informando se o desempenho está sendo atingindo ou não: secretários seriam avaliados por prefeito e vice. Diretores, pelos secretários, gerentes pelos diretores e demais comissionados pelo gerente. Poder-se-ia, ainda, estabelecer que periodicamente haveria um feedback, avaliação de superiores, por subordinados.
Há casos em que o CC precisaria passar por um treinamento. Nada muito longo, pois é preciso interesse, disposição para aprender, buscar. Quem não demonstrar aptidão precisa dar lugar pára outros. Não é possível que numa cidade com Maringá não se encontre 150 pessoas de primeira qualidade para exercer cargos comissionados. Mas é preciso dedicação, quase que exclusiva.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement