Chegada do Papai Noel e Parada de Natal alteram trânsito no centro

O trânsito na avenida Getúlio Vargas e no entorno sofrerá intervenções entre os dias 1º e 23 de dezembro em função da programação do projeto ‘Maringá EnCantada’, que inclui Parada de Natal com oito carros decorados com motivos natalinos, acompanhados por estudantes da rede municipal de ensino.

A Getúlio Vargas funcionará em meia pista das 18 às 22 horas. A parada será realizada às segundas, quartas e sextas, a partir das 20 horas.
Nos dias da realização da Parada de Natal, o trecho da Getúlio Vargas entre as avenidas Brasil e a XV de novembro será dividido por gradis colocados no centro da via. No sentido de quem entra na Getúlio Vargas pela avenida Brasil, o tráfego será permitido em uma via, à direita, onde também será preservada a faixa de estacionamento. A via à esquerda ficará para o deslocamento dos veículos da Parada de Natal. Não será permitido estacionamento no canteiro.
Não haverá interrupção do tráfego nos cruzamentos das ruas Santos Dumont e Neo Martins. Durante a parada, será realizada contenção do tráfego para a passagem dos carros da parada, mas cuidando para que, entre um veículo e outro, seja liberado o fluxo nas duas ruas. Importante frisar que os carros que entram na Getúlio Vargas pelos dois extremos (Brasil e XV de Novembro) terão trânsito livre em uma pista dos dois lados da avenida, com estacionamento próximo da calçada.
Somente no dia 1º de dezembro, data que marca a chegada do Papai Noel e início das festividades natalinas, o acesso até a Getúlio Vargas pela Neo Martins e Santos Dumont será fechado, respectivamente, nas avenidas Herval e Duque de Caxias. O mesmo vale para a XV de Novembro, nas esquinas da Herval e da Duque de Caxias. Importante sublinhar que esses acessos não serão permitidos apenas a partir das 18 horas. Durante o dia o trânsito fluirá normalmente, com exceção da Getúlio Vargas, com o trânsito em meia pista.
A solenidade vai se concentrar no palco montado no estacionamento em frente a prefeitura, onde está em fase de montagem o presépio, local também das apresentações do Auto de Natal nos dias 19, 21 e 23 às 8h30, e a Casa do Papai Noel, num amplo espaço com cerca de 200 metros quadrados, climatizado e entrada gratuita, mediante retirada de convite Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 17 às 22 horas e sábados e domingos das 15 às 22 horas.
Os veículos que integram a Parada e os estudantes entrarão pela avenida XV de Novembro, seguirão pela Getúlio Vargas no sentido da Brasil, de onde retornam pelo outro lado de volta a XV de Novembro, onde ocorre a dispersão em frente a Casa do Papai Noel.
A Parada de Papai Noel será formada por sete veículos, decorados segundo inspirações diversas, conforme descrição abaixo:

1.Natal das Crianças
A música carrega o natal do Deus menino, as luzes e as famílias, o carro das crianças é composto por brinquedos: legos, balanços, carrinho de madeira e outros que representam a infância cheia de brincadeiras, histórias e sonhos. O tema do carro é inspirado na decoração da Praça Farroupilha, localizada no Jardim Alvorada, você pode encontrar a praça tema “Natal das Crianças” seguindo as luzes pela avenida Pedro Taques.

2.Gloria in excelsis Deo
O carro das estrelas apresenta a musica “Gloria in excelsis Deo” do latim, tem sua origem sacra e significa Gloria a Deus nas alturas. O carro é composto por estrelas e nuvens, pois a musica convida as pessoas a louvar a Deus com os anjos, lançando suas vozes ao céu. O tema do carro é inspirado na decoração da Praça Salgado Filho, mais conhecida como Praça do Aeroporto antigo, você pode encontrar a praça tema “Gloria in excelsis Deo” seguindo as luzes pela avenida Brasil.

3.Bate o Sino
O carro dos Sinos apresenta a musica “Bate o Sino”. O carro é composto por sinos de tamanhos variados e circundado por guirlandas natalinas, a música carrega o badalar dos sinos que anunciam o nascimento de Jesus e o pedido dos fiéis pelas benções de Deus em seus lares, e paz no mundo. O tema do carro é inspirado na decoração da Praça Dona Nilza de Oliveira Pepino no encontro da avenida Cerro Azul com a Nildo Ribeiro, você pode encontrar a praça tema “Bate o Sino” seguindo as luzes até o fim da avenida Cerro Azul.

4.Adeste Fidelis
O carro do presépio apresenta a musica “Adeste Fidelis”, um hino Português antiquíssimo e de origem incerta. O carro traz a sagrada família em um cenário tradicional, uma estrebaria e estrela que guiou os três reis magos na noite em que nasceu o menino Jesus como sua música nos conta. O tema do carro é inspirado na decoração da Praça Pioneiro Jacinto Ferreira Branco, mais conhecida como Praça do HU (Hospital Universitário),0 você pode encontrar a praça tema “Adeste Fidelis” seguindo as luzes pela avenida Mandacaru.

5.Noite Feliz
O carro apresenta a famosa musica natalina “Noite Feliz”, foi escrita pelo Padre Joseph Mohr e a composição feita por Franz Xaver Gruber em 1818 na Áustria. O carro traz a noite de natal, o nascimento de Jesus. Como na música os anjos à frente anunciam a chegada do menino Deus, o camelo que nos lembra de Belém, e as caixas que representam os presentes trazidos pelos reis magos: incenso, ouro e mirra. O tema do carro é inspirado na decoração da avenida Pres. Getúlio Vargas, Praça Renato Celidônio (Praça da Prefeitura) e a Pç. da Catedral, que juntas formam o eixo “Noite Feliz”, que se interliga a todas as praças temáticas por meio das luzes.

6.Pinheirinho Agreste
O carro apresenta a música “Pinheirinho Agreste (Otannebaum)”, composta por Luis Bordon. O carro traz os tradicionais pinheiros de natal, com bolas natalinas, festoes, e as luzes. A famosa música instrumental lembra as sensações e o brilho das noites de natal. O tema do carro é inspirado na decoração do Parque Alfredo Nyffeler, localizado na Vila Morangueira, você pode encontrar o tema “Pinheirinho Agreste” seguindo as luzes pela Av. Pedro Taques e Av. São Domingos.

7.O Velhinho
O carro apresenta a música “O Velhinho”. O carro está cheio de pacotes de presentes, e circundado por meias natalinas, como na música que nos lembra do sapatinho na janela, dos presentes e do bom velhinho Noel, que não se esquece de ninguém. O tema do carro é inspirado na decoração da Pç. Rotary Internacional, mais conhecida como Praça do Fim da Picada, você pode encontrar o tema “O Velhinho” seguindo as luzes pela avenida Brasil.

8. Papai Noel
O carro do Papai Noel traz um grande trenó vermelho, com detalhes dourados e é puxado por quatro renas, que sobrevoam uma cidade repleta de casinhas iluminada. Por entre as nuvens o Papai Noel vem guiando as renas e trazendo consigo a Mamãe Noel e um saco vermelho grande repleto de presentes. (PMM)

Advertisement
Advertisement