Não houve exagero no investimento do Natal na cidade, diz prefeito

Profissionais da imprensa estiveram reunidos hoje no paço municipal para mais uma edição do “Bate Papo com o Prefeito”, que contou com a participação do vice-prefeito Edson Scabora, do secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Francisco Favoto, e demais integrantes da equipe da administração municipal.

O prefeito Ulisses Maia destacou o dia como especial por abrir o Natal no município e contou com o apoio dos veículos de comunicação para divulgarem o evento. “Nem todas as pessoas terão a oportunidade de viajar, visitar outros lugares ou até mesmo pagar entrada para levarem as crianças em espetáculos. O Natal promovido pelo município será de todos os maringaenses com evento gratuitos”, disse.
Maia lembrou que o Natal tem parcerias, sem custo algum ao município, com entidades como a Lírius que organiza a Paixão de Cristo e reúne um público de mais de 50 mil pessoas. “O Natal demanda investimentos. Este ano foi um pouco maior do que em outros anos, mas sem exageros. Criatividade e beleza serão o grande diferencial, trazendo retorno ao comércio, geração de empregos e arrecadação de impostos”, frisou.
Além do retorno à economia, o prefeito lembrou da importância das festividades natalinas para alegria da comunidade, ansiosa em ver as luzes de decoração acesas. Maia também comentou sobre os processos licitatórios do Natal, respeitando todo o processo legal e ouvindo o Ministério Público e Observatório Social.
O chefe do Executivo ressaltou as dificuldades enfrentadas no início do mandato como o cancelamento de várias licitações na gestão passada, entre elas a dos radares. “Foi uma irresponsabilidade histórica. Um dos grandes motivos dos acidentes é o excesso de velocidade. A ausência dos radares fez os maringaenses não respeitarem o limite das vias. Depois de mais de 1 ano sem radar, finalizamos uma licitação, com 60 % de desconto, e em breve a fiscalização eletrônica estará de volta, mas sem ‘indústria das multas’, sempre visível aos condutores e sem agentes fiscalizando atrás de árvores”, destacou.
Ainda sobre fiscalização, Maia frisou que a administração alterou o modo de fiscalização eletrônica de avanço do sinal, que agora deve notificar apenas os veículos inteiramente flagrados sobre a faixa de pedestres.
A revitalização de praças também foi um dos temas do encontro. O prefeito lembrou de espaços revitalizados que receberam intervenção da Secretaria de Serviços Públicos, como a praça 7 de Setembro (praça do Peladão), mais iluminada, e a praça Pedro Álvares Cabral (da Patinação) que logo estará totalmente revitalizada.
Ainda sobre o lazer, Maia destacou que dobrará o orçamento do Esporte, e lembrou que serão construídos parques lineares nas proximidades do fundo de vale, a construção de 30 complexos com campo de futebol, parque infantil e espaço de lazer nos bairros, e ressaltou a parceria com a iniciativa privada em troca da publicidade das empresas na recuperação de canteiros e outros espaços.
O prefeito também destacou que está em fase de finalização o projeto de implantação de pista de caminhada nivelada e emborrachada no entorno do Parque do Ingá. Sobre o espaço para ciclismo, Maia lembrou que a intenção é preparar a avenida Monlevade para a modalidade.
Sobre a utilização de prédios históricos, como o Hotel Bandeirantes, Maia lembrou que o espaço poderia ser utilizado por diversas secretarias municipais, localizadas fora do Paço Municipal, gerando economia com o pagamento de aluguéis. “Um prédio como este, com todo valor histórico, e em uma das áreas mais nobres do município não pode ficar abandonado e sendo degradado com vandalismo”, comentou.
Com relação ao antigo Cine Plaza, o prefeito reafirmou o interesse da administração comprar o imóvel, ter um cinema térreo como poucos no Brasil e ser um grande centro de cultura. Maia encerrou a reunião, lembrando de investimentos para a reconstrução do Contorno Sul, intervenções no trevo do Shopping Catuaí e projeto da implantação do VLT – Veículo Leve sobre trilhos – na avenida Brasil.

Advertisement
Advertisement