Maringá ficou encantada…

… com a festa de abertura da comemoração do Natal, realizada na última sexta-feira. Não pude estar presente, por outro compromisso, em Mandaguaçu, mas um amigo esteve e assim descreveu que ocorreu:

‘Aos poucos as pessoas foram se aproximando. Eram pessoas simples, humildes, e porque não dizer até sofridas. O Natal de 2016 não fora nada fácil para os brasileiros. Dentro de uma organização simétrica, passou-se a ocupar os espaços crianças, famílias inteiras, uma gente esperançosa no semblante. Parecia, de fato, que todos ainda que intimamente, teriam alguns pedidos para Papai Noel. Um anseio os faziam estar ali. O primeiro contato foi com uma banda de saxofonistas e demais instrumentistas, que animou o público presente. Na sequência, vieram outras atrações, como o coral da Cesumar, que tocou os corações com suas canções de natal. Em meio aos presentes desfiles aconteciam nas ruas, dentro de uma organização impecável.E devagarinho a tarde foi se tornando alegre, e se despedindo, deu lugar ao anoitecer. A expectativa aumentava a cada minuto. Depois de justos e merecidos agradecimentos aos apoiadores do evento, anunciou-se a presença das autoridades, desdobrando-se para o momento do discurso do prefeito Ulisses Maia ladeado pelo seu vice Edson Scabora.
Ulisses falou com o coração. Enalteceu os desafios enfrentados no comando da cidade e sua satisfação de estar ali presente junto com os maringaenses para celebrar a abertura da maior e mais bela campanha de natal da história de Maringá. Em sua fala reafirmou seu compromisso com os maringaenses quanto a conduta de seu governo, no sentido de zelar para que jamais tenha um ato sequer que desonre os maringaenses, momento em que foi aplaudido espontânea e efusivamente pela população.
Ao acionar a iluminação, com direito a contagem regressiva, percebeu-se de imediato que Maringá estava linda, feliz e impactada por algo nunca visto. Afinal, o Natal também chegou para os novos bairros onde antes a decoração não existia. Chegou, com sua grandiosidade, para milhares de munícipes de cidades vizinhas e população flutuante que fomentarão a economia local, gerando aumento de vendas e, por conseguinte, de arrecadação para o município de Maringá via impostos, cuja receita poderá ser utilizada para ampliar os investimentos em áreas essenciais em prol da população. Chegou para gerar empregos para aqueles que padeciam no Natal de 2016. Chegou para colocar Maringá como polo turístico com demanda para novos investimentos, a exemplo de Gramado-RS. O Natal de Maringá chegou para ficar para sempre. Talvez seja este o encanto’.
Minha conclusão (Akino): Maringá ficou encantada, está encantada. No sábado à noite testemunhei que a Praça Renato Celidônio estava tomada por pessoas, como nunca tinha visto nos meus 21 anos de Maringá. Muita gente, e, pelo semblante, percebia que estavam felizes. Ontem fui a Campo Mourão e parentes já sabiam do sucesso e se preparam para vir a Maringá. Assim será com toda região, certamente. Aos críticos do custo, diria que não é custo, é investimento. Quem não investe algo em suas casas, no Natal? Quanto investe o comércio? A administração municipal está investido na grande casa que é a cidade Maringá, a casa de todos nós.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement