Tadeu França, cidadão benemérito

O ex-deputado federal constituinte Tadeu Bento França recebe hoje, às 19h, o título de cidadania benemérita de Maringá, proposição feita pelos vereadores Onivaldo Barris, Jean Marques  e Flávio Mantovani. Ilustre filho de Santa Fé, Tadeu França tem uma história como professor, escritor e político.

Na Constituinte, integrou a Subcomissão da Educação, Cultura e Esportes, as comissões da Família, da Educação, Cultura e Esportes, da Ciência e Tecnologia e da Comunicação e foi suplente da Subcomissão de Garantia da Constituição, Reformas e Emendas, da Comissão de Organização Eleitoral, Partidária e Garantia das Instituições.
Entre várias outras lutas, defendeu a estabilidade do emprego e a realização de ampla reforma agrária e urbana. Foi um dos articuladores da Frente Pró-Índio, que presidiu até o final da legislatura, e um dos mentores do acordo que garantiu os direitos indígenas nos artigos 231 e 232 do texto constitucional.
Com a promulgação da nova Carta em 5 de outubro de 1988, voltou a participar dos trabalhos legislativos ordinários da Câmara, integrando a Comissão de Educação, Cultura e Esportes. Deixou a Câmara dos Deputados em janeiro de 1991, ao final da legislatura, sem ter disputado novo mandato.
Foi secretário estadual do Meio Ambiente do Paraná, entre 1991 e 1993, no governo de Roberto Requião (1991-1994). Retirando-se da vida pública, tornou-se professor de literatura brasileira na Universidade Estadual de Maringá, onde permaneceu até se aposentar.
Mesmo ausente do front político de Maringá, há alguns anos, ele colabora com a cidade encaminhando sugestões ao prefeito Ulisses Maia, relativaS à situação de precariedade humana na cidade, especialmente quanto a indígenas e moradores de rua.

Advertisement
Advertisement