Curso aborda financiamento de obras na educação pelo governo federal

Orientar os gestores e técnicos das secretarias municipais sobre os critérios adotados pelo Governo Federal na execução dos programas financiados Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). É o principal objetivo do curso “Planejamento do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Plano de Carreira e da Remuneração do Magistério”

a ser ministrado terça e quarta-feiras, das 8h30 às 17 horas, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá. A iniciativa, que atende a uma reivindicação dos secretários municipais da Educação, é fruto de uma parceria entre a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP).
De acordo com a coordenadora da Câmara Técnica da Educação da Amusep, a secretária municipal de Mandaguari, Adenise Batista Rodrigues, o treinamento vai abordar os principais problemas relacionados às obras executadas com dinheiro do FNDE e apresentar estratégias para a captação de recursos no atual ciclo do PAR. Ela explica que o Plano de Ações Articuladas é a oportunidade que as prefeituras têm para solicitar reformas, ampliações e a construção de escolas e centros de Educação Infantil. “A aprovação dos pedidos, no entanto, está condicionada às restrições, inconformidades, paralisações e prestação de contas de projetos anteriores. Qualquer senão impede a liberação de novas solicitações”, destaca.
O professor Jacir Bombonato Machado, assessor da Educação da AMP, ressalta que o curso é voltado para os secretários municipais, integrantes dos conselhos municipais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), dos conselhos municipais de Educação, servidores públicos da área pedagógica, técnicos responsáveis pelo acompanhamento de convênios com o Governo Federal, profissionais dos departamentos de planejamento educacional, engenheiros, arquitetos, representantes de secretarias municipais de Finanças e prefeitos. “O tema é abrangente, oportuno e essencial para a gestão da Educação nos municípios. Vai esclarecer e orientar todos os envolvidos com a execução de projetos na área”, acrescenta.

Advertisement
Advertisement