Fato político marcante

A Gazeta do Povo incluiu o casamento da deputada estadual Maria Victória, que foi candidata a prefeita de Curitiba no ano passado, entre os cinco fatos políticos mais marcantes de 2017. Diz o texto da reportagem:

“Em tese, um casamento tem poucas chances de figurar em uma retrospectiva de acontecimentos políticos. Mas isso foi superado pela cerimônia da deputada estadual Maria Victoria, filha da vice-governadora do Paraná, Cida Brghetti, e do ministro da Saúde, Ricardo Barros. A politização da festa começou quando foram instaladas estruturas de metal ao redor do Palácio Garibaldi, edifício tombado pelo patrimônio histórico, onde aconteceu a festa.
Como as estruturas foram instaladas sem autorização da Coordenação do Patrimônio Cultural do Estado (CPC), o casamento logo virou assunto público. A partir deste fato, um grupo convocou um protesto, por meio das redes sociais. O chamado levou mais de 200 pessoas à Igreja do Rosário, no Largo da Ordem, em Curitiba. Ao todo, foram cerca de quatro horas de manifestação contra os governos estadual e federal.
Além dos noivos, os convidados do casamento também foram vaiados. Os seguranças particulares do evento usaram guarda-chuvas para evitar que ovos e outros objetos jogados pelos manifestantes atingissem os convidados. Uma van foi usada para fazer o transporte entre a igreja e o local da festa, a poucos metros de distância. Policiais da Tropa de Choque reforçaram a segurança”.

Advertisement
Advertisement