Manifestações devem causar transtorno e custo ao erário

A realização de um ato pela prisão do ex-presidente Lula e em favor do juiz Sergio Moro vai causar um sábado atípico em Maringá. A previsão é de que haja transtorno, com a interrupção de vias públicas. A operação para garantir a segurança terá um custo ao erário ainda não dimensionado.

O ato foi marcado por grupos de direita nas redes sociais para confrontar o lançamento de um comitê que defende que Lula seja candidato novamente, por sua vez promovido pela Frente Brasil Popular e pelo Partido dos Trabalhadores. Graças aos ataques entre os dois lados, criou-se um clima de tensão que levou órgãos de segurança pública a acompanhar os eventos, para permitir o princípio constitucional da livre manifestação do pensamento. O temor é de que possa ocorrer tumulto e eventualmente violência.
Enquanto o primeiro evento, agendado para o plenário do Legislativo, deveria atrair cerca de 300 militantes e simpatizantes (número recalculado a essa altura do campeonato), chegou-se a divulgar que a segunda manifestação poderia levar 100 mil pessoas às ruas próximas da câmara municipal, conforme destacou panfleto/convite que utilizou o símbolo do Lions Clube. A PM se acredita que até 10 mil pessoas possam participar da manifestação.
A Secretaria de Mobilidade Urbana, a pedido da Polícia Militar, vai interromper o tráfego no entorno da Catedral, impedindo o acesso ao estacionamento pelas duas entradas (pela avenida Tiradentes e em frente a Câmara de Vereadores). Também será impedido o acesso a avenida Papa João XXIII (continuação da Herval) a partir da avenida Tiradentes. A medida será tomada a partir das 4h30 da madrugada. A partir das 7h30, o acesso à catedral pela avenida Cerro Azul também será interrompido na esquina com a rua Antonio Salema. Motoristas que trafegam no sentido bairro/centro pela Cerro Azul devem dobrar à esquerda na Antonio Salema e, na sequência, entrar à direita na rua Martim Afonso para alcançar a avenida João XXIII, cujo tráfego estará liberado no trecho em frente ao Instituto de Educação. O trecho em frente a Câmara, da avenida Cerro Azul até a rua Martim Afonso, também estará fechado. A previsão é normalizar o trânsito em todos os trechos a partir das 12 horas.
O blog soube que além da Polícia Militar há outros órgãos de segurança monitorando os eventos. Policiais militares de outros cinco batalhões são aguardados amanhã em Maringá, a maioria ficando nas imediações da praça da Catedral. Até soldados que deveriam estar de folga foram convocados para trabalhar amanhã.
Politicamente, o clima criado em torno do lançamento do comitê pró-Lula fez crescer a importância do encontro, que tem caráter regional e deve se encerrar por volta das 11h15.

Advertisement
Advertisement