FBP repudia fato ocorrido esta semana em Paranavaí

Em nota pública, a Frente Brasil Popular de Paranavaí repudiou o cerceamento da câmara daquela cidade, depois que o local foi previamente reservado para o lançamento do Comitê de Defesa da Democracia e pelo Direito de Lula ser Candidato. O fato aconteceu na noite da última quarta-feira. Confira a íntegra da nota:

“O exercício livre da democracia subtende-se a aceitação do diferente e do diverso”.
Na noite do dia 18 de janeiro de 2018, a Frente Brasil Popular de Paranavaí, junto de representantes de diversos municípios do noroeste paranaense, tiveram as portas da Câmara de Vereadores da cidade, que fora previamente agendada, fechadas para o ato de lançamento do “Comitê de Defesa da Democracia e pelo Direito de Lula ser Candidato”. Este impedimento, determinado horas antes pelo presidente da casa legislativa revela que:
a) em Paranavaí, assim como em outros tantos lugares do Brasil, as elites econômicas e políticas se consideram uma força totalitária, acima de tudo e de todos. Na verdade não são, pois ainda que se imaginem assim, há uma rebeldia que reside nos corações e mentes dos trabalhadores, que são a grande massa que compõem a sociedade;
b) não existe uma coragem de exposição dos diversos personagens políticos dessa atitude antidemocrática, deixando exposto apenas o impositor do fechamento da casa;
c) se utilizam de pífias desculpas, a exemplo, “impedir de se utilizar a câmara para fins politicos”. Ora, que sentido existe essa casa, senão para isso, seja do rito formal, seja das iniciativas populares. Denota-se, inclusive, que cercear o uso deste espaço que foi antecipadamente agendado, é igualmente uso da câmara para fins políticos, do interesse, é claro, do grupo que impediu.
Assim sendo, se o objetivo dos que atentaram contra um ato de livre exercício da democracia, era de abortar o lançamento do comitê, obtiveram uma derrota. A política está nas pessoas. Essas lançariam debaixo de chuva, em praça pública, nas esquinas, marchando nas ruas. De qualquer forma. As 150 pessoas que participaram do lançamento foram agraciadas por este momento, pois de combatidas se puseram em combate. Aproveitaram-se da situação, publicizaram o ato a céu aberto e criaram um fato político na cidade, aumentando sua repercussão.
Ainda assim, repudia-se o ato de cerceamento da câmara. Temos certeza que a história cobrará essa atitude de seus feitores.
Esse momento, por fim, revela por parte das forças progressistas que acreditam na construção de uma nação soberana que é possível compor uma sociedade com lealdade, coragem, lucidez e sem romper com os direitos resguardados num Estado Democrático.
Viva a Resistência pela Democracia!!
Paranavaí, 19 de janeiro de 2018.
Frente Brasil Popular de Paranavaí”.

Advertisement
Advertisement