Maringá, um ótimo destino para os profissionais de tecnologia

De Flávia Silveira, especial para a Gazeta do Povo:

Nos últimos anos, a cidade de Maringá, no Noroeste do Paraná, se tornou destino de muitos profissionais qualificados, especialmente na área de tecnologia. Com pouco mais de 400 mil habitantes, o município já conta com 400 empresas de desenvolvimento de softwares e cerca de 4 mil profissionais de TI, números que fazem de Maringá a segunda cidade com maior número de empresas com certificações de qualidade em tecnologia, atrás apenas de São Paulo.

Mas o que fez com que a cidade se tornasse um polo de atração de gente qualificada no setor de TI? A resposta está na união de empresários da área, poder público e instituições de ensino que, juntos, buscaram ações para fortalecer o segmento e atrair novos profissionais e empresas para a região. E o esforço deu resultado.
De acordo com dados da Software By Maringá, entidade de classe que reúne empresas e profissionais, em 2012 o faturamento bruto das empresas de TI da região era de R$ 83 milhões. Quatro anos depois, em 2016, o valor saltou para R$ 610 milhões. O aumento, segundo a entidade, foi resultado do crescimento das empresas que já atuavam em Maringá, mas também da vinda de novas companhias para a cidade.
“Faz toda a diferença quando conseguimos reunir e juntos expormos as dificuldades, divergências e pensarmos ações conjuntas que beneficiem a todos”, afirma o diretor de Inovação Tecnológica da Secretaria de Inovação Desenvolvimento Econômico da cidade, Franz Wagner Dal Belo. Leia mais.
(Foto: Divulgação/DB1)

Advertisement
Advertisement