Desconto de 12% no IPTU à vista vence nesta quinta em Maringá

A Secretaria de Fazenda alerta contribuintes para último prazo de pagamento à vista do IPTU com 12% de desconto, com vencimento nesta quinta, 25. Aos cidadãos cadastrados no aplicativo “Acesso Cidadão” as guias estão disponibilizadas no e-mail e não serão enviadas na residência. Dos 12 mil cadastrados no aplicativo, apenas 3 mil pessoas emitiram as guias.

Para os não cadastrados, as guias do tributo foram enviadas na residência. Quem não recebeu o boleto ou não tem acesso à internet deve ir até a praça de atendimento no Paço Municipal para retirar os carnês (segunda a sexta, das 9 às 16h30).
Quem perder o primeiro prazo precisa ficar atento para o segundo desconto de 8% com vencimento de 22 de fevereiro. A expectativa é que 75% de todos os contribuintes efetuem o pagamento à vista.
Para os contribuintes que optar pelo parcelamento, a primeira das 12 parcelas também deve ser paga até esta quinta, 25, de janeiro. A partir da segunda parcela, os vencimentos poderão variar do dia 11 ao 20 de cada mês. Caberá ao cidadão ficar atento na guia e conferir a data de vencimento.
O dinheiro arrecadado com o imposto é destinado para melhorias e ampliações na infraestrutura urbana, além de qualificar serviços na saúde e educação pública.

ISENÇÃO
O direito à isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano pode ser solicitado até 28 de março na praça de atendimento do Paço Municipal. Podem solicitar: aposentados, pensionistas e pessoas com 65 anos ou mais.
Também tem direito ao benefício pessoas com deficiência que possui uma única propriedade imóvel no território municipal; reside no imóvel; renda mensal não deve ultrapassar de 3 salários-mínimos (de todos os moradores do imóvel, exceto os não familiares), incluindo alugueis.
A área construída sobre o imóvel não deve ultrapassar: 150 m², se for de alvenaria; 200 m², se de madeira; e 200 m², se construção mista (alvenaria e madeira), com área construída em alvenaria não superior a 150 m².

‘ACESSO CIDADÃO’
Os contribuintes que ainda não têm cadastro no sistema podem se cadastrar pelo aplicativo gratuito “Acesso Cidadão” ou pelo site www.maringa.pr.gov.br/acessocidadao. A ferramenta aproxima o cidadão da gestão pública e oferece informações sobre seus imóveis, terrenos, muros, calçadas, tal como irregularidades, prazos, alertas e negociações em caso de multas.
Primeiramente é necessário criar uma senha no sistema online. Na sequência, chegará um e-mail para validar a senha. Assim que for liberada, poderá acessar o portal cidadão e fazer as buscas que desejar, além de listar os próprios imóveis e a situação deles. O sistema envia notificações e comunicados aos usuários. (PMM)

Advertisement
Advertisement