Barros irritado com Beto

De Celso Nascimento:

Os últimos movimentos do governador Beto Richa, que por vezes usa o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano para transmitir recados, tem deixado o ministro Ricardo Barros profundamente irritado.

Enquanto Richa, em entrevistas, continua repetindo que ainda não sabe se sai ou fica no governo, Traiano informa que o governador teria condicionado sua renúncia ao cargo para concorrer ao Senado se uma das candidaturas – a de Ratinho Jr. ou de Cida Borghetti, mulher de Ricardo Barros – fosse retirada. O raciocínio exposto por Traiano é que, sendo ambos da base governista, uma dupla em disputa no mesmo campo mais dividiria do que uniria o grupo político e enfraqueceria o poder de Beto.
Barros, que enxerga na posição pendular de Beto uma tentativa de criar dificuldades para vender facilidades, especialmente em relação à candidatura natural de Cida Borghetti à sucessão, já teria confrontado o governador diretamente sobre o assunto. Beto teria desconversado e não assumido posição clara.
Pessoas próximas a Ricardo Barros dizem que ele já não esconde a irritação. E que não está disposto a aceitar algumas das condições que Richa estaria impondo para deixar a cadeira de governador para a vice e sair para o Senado. Dentre tais condições, o governador estaria exigindo a preservação na estrutura administrativa do estado, em cargos chaves, de amigos e correligionários dele e à sua escolha, durante os meses em que Cida estará governadora e concorrendo à reeleição.
A persistir por mais (pouco) tempo este comportamento, dizem as mesmas fontes próximas do ministro, na cabeça de Ricardo Barros já estaria também presente a possibilidade de uma mudança de estratégia na costura da candidatura de Cida, de modo a esvaziar a força de Richa deixe ou não o Palácio Iguaçu. Seria algo próximo a uma postura de oposição.

Advertisement
Advertisement