Giliate Neto: “O provável culpado é o ministro Ricardo Barros”

Reportagem da Folha de S. Paulo do último dia 26 revelou que o aplicativo e-Saúde, do Ministério da Saúde, tinha falhas grave de seguranças. “Sem implantar regras mais rígidas de segurança, o ministério colocou no e-Saúde dados clínicos sigilosos, permitindo o vazamento de informações de milhões de pacientes”, explica Giliate C. Coelho Neto, médico, gestor público e pesquisador em Saúde Coletiva.

“Tudo indica que a culpa é do próprio ministro Ricardo Barros, que pressionou os técnicos do Datasus [Departamento de Informática do SUS] para lançar o aplicativo e-Saúde sem os devidos mecanismos de segurança”, afirma.

— O ministro Ricardo Barros não seguiu as recomendações dos técnicos do Datasus, que são os que realmente entendem do assunto?!
“Provavelmente foi o que ocorreu”, prossegue.
“Os próprios servidores e colaboradores do Datasus à época do lançamento do aplicativo, em junho de 2017, poderão confirmar”, sugere.
Giliate C. Coelho Neto foi diretor do Datasus e gerente-geral de tecnologia da informação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Veja a íntegra da entrevista aqui.

Advertisement
Advertisement