Servidores da Universidade de Maringá têm salários liberados

Os servidores da Universidade Estadual de Maringá estão recebendo os salários de janeiro nesta segunda-feira, informou há pouco a Agência de Notícias do Paraná. Ao longo do dia, a Caixa Econômica Federal processou os créditos nas contas dos funcionários. A medida foi possível em razão de autorização encaminhada pela reitoria da instituição ao banco na manhã de hoje.

O documento, assinado pelo reitor Mauro Baesso, autoriza que, “a partir desta data”, os créditos da folha sejam “realizados direta e indiretamente pelo Estado do Paraná, por meio do Sistema Único de Recursos Humanos”. Os recursos já estavam liberados pelo governo desde 30 de janeiro, mas faltava esse ofício para que pudessem ser depositados nas contas dos servidores.

LEGAL
O Sistema Único de Recursos Humanos do Estado já faz a gestão da folha de pagamentos das demais universidades e órgãos públicos estaduais. A inclusão da UEM na plataforma atende preceitos legais, além de deliberações do Poder Judiciário e do Tribunal de Contas do Estado.
A previsão legal consta da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2018, que determina que todos os órgãos e unidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo “deverão se integrar aos sistemas únicos de execução orçamentária e financeira e de processamento da folha de pagamento de pessoal”.
No início de janeiro, também entrou em operação o Sistema Integrado de Finanças Públicas do Estado (Novo Siaf). A plataforma só pode liberar recursos para a folha se o órgão estiver integrado com o sistema estadual de recursos humanos.

Advertisement
Advertisement