Evite confundir…

… humildade com deserção. O espírito verdadeiramente humilde possui a coragem de servir em todas as circunstâncias. Cooperação com subserviência. O servilismo desajuda em qualquer missão de auxílio.

Jovialidade com extroversão inconveniente. O otimismo pede correção e serenidade. Ideal com fantasia. Quem foge à realidade adormece em pesadelo. Compreensão com temor. O medo obscurece a razão. Estudo com negligência. Sem método, todo esforço surge deficitário. Paz com tristeza. O sentimento nobre desconhece a consternação doentia. Ponderação com egocentrismo.Quem pondera, no bom sentido, despersonaliza os pensamentos. Disciplina com dominação. A ordem age com critério e o autoritarismo encoraja a violência. Amor com parcialidade. O amor puro não distingue facções para manifestar-se.
Fuja ao barateamento dos valores reais da vida.Destaca-se o homem dos demais seres da criação pela faculdade de discernir o bem do mal, a verdade do erro e o justo do injusto, na movimentação dos próprios passos.
Com este texto de André Luiz/Chico Xavier, no livro Ideal Espírita, queremos convidar o caro leitor a refletirmos sobre estas e outras situações que não devemos confundir, fiscalização com perseguição, firmeza com agressão…
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement