Belinati pode perder o cargo

Segundo José Pedriali, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, ao optar pelo aumento estratosférico do IPTU, vive em meio a labaredas infernais, que podem lhe tomar o mandato. Sugere que o vice, João Mendonça, prepare o terno para a posse. Comenta ele:

“O Ministério Público jogou lenha na fornalha ao sugerir a proposição de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, mas isso era apenas o começo (a ação foi instaurada por iniciativa de um deputado). Ao descobrir que o condomínio em que mora o prefeito está em situação irregular e, por isso, a taxa de IPTU é significativamente inferior à que deveria ser cobrada, o MP classificou o ato de improbidade administrativa. E, com isso, lançou gasolina no fogo infernal.
As chamas agora envolvem todo o corpo do prefeito.
Encurralada por ter se acumpliciado ao prefeito, votando o reajuste a toque de caixa e sem ter noção do tamanho do estrago que estava causando, a Câmara de Vereadores pediu acesso ao procedimento do Ministério Público.
O Legislativo movimenta-se, assim, para abrir uma comissão processante, no momento de maior fragilidade do prefeito (que mal iniciou o segundo ano do primeiro mandato), odiado pela população e sem dois de seus mais atuantes aliados – Mário Takahashi, presidente do Legislativo, e Rony Alves, afastados sob a suspeita de corrupção. Se instalada, a comissão processante desaguará fatalmente na cassação de Belinati.
Cassar o prefeito será a redenção dos vereadores, sentencia com propriedade o jornalista Fernando Brevilheri, da Tarobanews”.

Advertisement
Advertisement