A importância do coletor…

… de sólidos e materiais descartados, considerados inservíveis pelos moradores de Maringá, que muitos denominam de ‘lixo’. São chamados de garis, coletores de lixo ou mesmo de simplesmente lixeiros.

Na minha adolescência lixeiro era considerada a pior das profissões, motivo de ofensas. Hoje qualquer pessoa sensata reconhece a importância desses profissionais, para a sociedade. Já pensaram se eles ficarem uma semana sem trabalhar, o caos que transformaria Maringá?
Coletores de lixo? E o qual o conceito de lixo? Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora. É qualquer material sólido originado em trabalhos domésticos e industriais, e que é eliminado.Muitos dos resíduos que vão para o lixo podem ser reutilizados através de um processo denominado reciclagem. No processo de reciclagem, o lixo orgânico e inorgânico é reaproveitado, contribuindo para a redução da poluição do meio ambiente. Lixo orgânico é todo resíduo de origem animal ou vegetal, como os restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, etc. Em geral é utilizado em compostagem para fabricação de adubos.Lixo inorgânico é todo material cuja origem não é biológica, como por exemplo, plásticos, metais, vidro, etc. (fonte aqui).
Isto posto, reafirmo nosso respeito a todos os seres humanos que trabalham na área, sejam com garis, catadores autônomos, enfim todos aqueles que tiram seu sustento, dignamente colaborado para a limpeza das cidades, e aproveitando materiais descartados, como as latinhas, por exemplo. E complemento afirmando, que sendo Deus a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas, justo, perfeito, não produz lixo humano, mas sim criaturas, às quais dá o livre arbítrio e podem estar momentaneamente equivocadas, por razões diversas, mas continuam sendo seres humanos, ainda que pela ignorância das leis divinas e estado doentio, sejam capazes de causar males a outros seres humanos. Freud talvez explicasse!
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement