Iguatemi comemora 60 anos

Iguatemi está em festa neste fim de semana com a comemoração dos 60 anos do distrito.

A Prefeitura de Maringá preparou extensa programação que começa neste sábado, às 10 horas, na praça da Paróquia Rosa de Lima. Até às 17 horas, tenda de prestação de serviços à comunidade, com corte de cabelo, teste de glicemia, aferição de pressão, Agência do Trabalhador e Sala do Empreendedor.
As festividades do dia se encerram com show da banda Beats 80, às 20 horas. No domingo, a programação começa com missa alusiva ao aniversário, segue com desfile cívico-militar, jogo amistoso de futebol entre Iguatemi e Mandaguaçu e termina com apresentação da Orquestra Filarmônica do Unicesumar. Brinquedos infláveis, trenzinho e outras atividades vão divertir adultos e crianças.
O vereador Onivaldo Barris é um dos muitos pioneiros que tem pelo distrito grande carinho. Nascido em Iguatemi, tinha 7 anos quando a cidade foi elevada distrito de Maringá, em 28 de fevereiro de 1958. “É um momento muito especial fazer parte das comemorações dos 60 anos do distrito. Cresci aqui enquanto a cidade se desenvolvia”, afirma o pioneiro, que ajudou a formatar a programação de aniversário.
“É sempre bom participar de uma festa e mais ainda quando a comemoração é do aniversário da cidade onde a gente vive, tem família e amigos”, diz o vereador William Gentil, também com raízes fincadas no distrito, criado pela em 1945 pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, responsável pela colonização da região. Na época, Iguatemi servia como ponto de parada daqueles que saíam de Londrina rumo ao Norte Novíssimo.
Entre os significados do nome do Distrito, Iguatemi vem da língua tupi guarani: Yguá: Lagoa; Temi: esverdeada, ou seja, Lagoa Verde. Todavia, pode significar também “fonte de água pequena”, o que provavelmente deu nome ao distrito segundo as nascentes que surgem em seu perímetro – que também nomeiam algumas ruas locais: Atlantic, Colombo, Ita, Piratuhy, Amambay, Piracatu, Chapecó, Pitanga e Centenário.
Ordem do Desfile Cívico Militar: Moto Clube Calibre 12, Escola Municipal D. Angelina Meneguetti, Clube dos Escoteiros, Projeto Gênesis, Movimento Renascer de Iguatemi, Carros e motos do Semob, Iguatemi Futebol Clube, Movimento Renascer, Fanfarra da APAE de Maringá, Escola Municipal Paulo Freire, Capoeiristas, Quarto Batalhão da Polícia Militar, Carros e motos da Guarda Municipal, Carros Antigos, Trenzinho com os pioneiros, exposição itinerante de fotografias e memorabília (Projeto Eu Amo Maringá), Clube do Fuska, Tranca Rua Moto Clube e Frota de veículos que atende o distrito.

Advertisement
Advertisement