Ex-prefeito de Uniflor é acusado de perseguição e improbidade

O Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Nova Esperança, ingressou com ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra Antonio Zanchetti Netto, ex-prefeito de Uniflor (gestão 2013-2016).

Ele seria responsável pela transferência de lotação de dois servidores públicos que disputaram as eleições para o cargo de vereador e não foram eleitos. Tal fato, segundo os funcionários, seria perseguição por conta do processo eleitoral, pois apoiaram outro candidato a prefeito.
As transferências ocorreram em menos de dois meses da eleição, o que contraria o disposto no inciso V do artigo 73 da Lei n.º 9.504/97 (Lei das Eleições). No entendimento do MPPR, o caso também se enquadra em ato de improbidade, conforme o artigo 11 da lei n. 8.429/1992, pois “atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições”.
Uma eventual condenação por ato de improbidade pode levar a sanções como a suspensão dos direitos políticos e multa. (Foto Jornal Noroeste)

Advertisement
Advertisement