Justiça indefere pedido de presidente da Sanepar que tenta censurar blog

Do blog de Cícero Cattani::

A juíza Adriana Ayres Ferreira, da 14° Juizado Especial Cível de Curitiba, indeferiu pedido de Mounir Chaowiche [na foto com André Vargas] para impor “tutela inibitória para que o réu se abstenha de publicar quaisquer matérias ou opiniões pessoais” envolvendo o nome dele.

O presidente da Sanepar, segundo ele mesmo informou, já move ao menos cinco novos processos contra o titular do blog.
Mounir Chaowiche é visto como candidato à Câmara Federal pelo PSDB.

– Um dos homens fortes do segundo governo de Beto Richa (PSDB), Mounir Chaowiche teria botado na cabeça que quer ser deputado federal em 2018. Atualmente, é presidente da Sanepar, mas vem acompanhando Richa desde a prefeitura, quando virou presidente da Cohab. No governo do estado, subiu para a Cohapar. E, inesperadamente, mudou de área quando Fernando Ghignone deixou a Sanepar, em 2015. Dentro da Sanepar, o único receio é que as políticas da empresa sejam guiadas por um pensamento eleitoral. (Blog Caixa Zero, Gazeta do Povo, 23/2/2016)

Iniciativas que podem representar tentativas de censura ou ameaça à liberdade de expressão tendem a se multiplicar perto dos períodos eleitorais, segundo entidades que lidam com o tema.
Para o diretor-executivo da ANJ (Associação Nacional de Jornais), Ricardo Pedreira, o ambiente eleitoral é sensível para “informações que desagradam” ao poder, mas a sociedade deve estar pronta para rechaçar ações antidemocráticas.
O momento atual é especialmente fértil para projetos que ferem a liberdade de expressão porque o país vive um clima de polarização intensa, diz a jornalista Cristina Zahar, secretária-executiva da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná será comunicado da tentativa de censura prévia, isto é, de impor a lei da mordaça.

Advertisement
Advertisement