Mulher, só por Deus

Passado o Dia Internacional da Mulher, queremos, mais que fazer uma homenagem, convidar os caros leitores e leitoras a uma reflexão, sobre o que interpreto como um preconceito contra a mulher na Bíblia, a começar pela criação.

Consta que Deus criou o homem e pensou: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.(Gênesis 2:18)- Vejam que segundo a Gênesis, a ideia de Deus ao criar a mulher era que o homem tivesse uma ajudadora. Dá para acreditar?
Mas há outras passagens que a razão me leva a não acreditar que sejam ‘palavras de Deus’, mas estão no Antigo Testamento, como por exemplo: Deus disse à mulher: “Multiplicarei grandemente os teus sofrimentos e a tua gravidez; darás à luz teus filhos entre dores; contudo, sentir-te-ás atraída para o teu marido e ele te dominará- Gênesis 3:16- e mais ‘Quando um homem e uma mulher se unirem com emissão de sêmen, se banharão e ficarão impuros até a tarde. Se uma mulher menstruar, ficará impura até sete dias após o término do fluxo, sendo que tudo o que ela tocar ficará impuro até a tarde. Se alguém tentar tocá-la ou tocar em um móvel deixado impuro por ela, ficará impuro até a tarde. Quem se juntar a ela durante este período ficará impuro por sete dias. – Levítico 15:18-33’
São apenas dois exemplos de machismo, preconceito, não como definir bem, contra a mulher, que me levam a aprofundar a convicção que a Biblia, como um todo, não foi escrita por inspiração de Deus, logo a definição de Palavra de Deus, não se sustenta.
E como definir a mulher? Aprendi com a Doutrina Espírita que a Mulher é uma Alma, ou Espírito, palavras que têm o mesmo sentido, assim como o homem é uma Alma. Almas não têm sexo. Fomos todos criados simples e ignorantes, aos milhões, de uma só vez por Deus (a história de Adão e Eva é uma alegoria) e ao longo do séculos fomos evoluindo encarnando em corpos femininos ou masculino, corpos que também evoluíram na medida de nossas escolhas e necessidade de aprendizado e para continuarmos dando oportunidade de reencarnações. Reencarnados, geramos corpos, que recebem Almas, que geram corpos, a assim vamos realizado a obra de Deus. E nesta a obra a mulher tem um papel de suma importância, mas não pode prescindir do homem.
Somos todos seres humanos (o corpo humano é uma máquina perfeita, que nenhum homem produzirá) mas a mulher é uma obra de Deus, que poeta disse que ele fez e jogou fora a fórmula. Por isso que digo: “ Mulher, só por Deus’.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement