Imin 110: comemorações abertas

O deputado federal Luiz Nishimori participou hoje, em Curitiba, da abertura das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Paraná e do lançamento do selo comemorativo oficial.

A solenidade contou com a participação do governador Beto Richa, juntamente com a primeira-dama e secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, da vice-governadora, Cida Borghetti, do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura, do superintendente dos Correios, Paulo Kremer, do secretário de Cultura, João Luiz Fiani, do presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, iroshi Kamiguchi, e demais autoridades.
Na mesma solenidade, foi criada a comissão estadual dos 110 anos de imigração, que organizará as festividades no Estado.
Beto Richa ressaltou que os eventos são uma forma de reconhecimento à contribuição da comunidade japonesa para a formação cultural e econômica do Paraná. “Nosso Estado deve muito à comunidade japonesa, que, com seu trabalho e valores ,ajuda a construir o Paraná que hoje o Brasil admira”, afirmou. “São contribuições notáveis, como na agricultura que é a base da economia paranaense”, disse.
Os 110 anos da imigração japonesa estreitam ainda mais as relações do Paraná com o Japão. “O Paraná tem laços de irmandade com a província de Hyogo e quatro municípios paranaenses têm irmandade com cidades japonesas”, lembrou o governador. Curitiba é cidade-irmã de Himeji; Londrina de Nishinomiya; Maringá de Kakogawa; e Paranaguá de Awaji-shi. “Estreitamos as relações institucionais e intercâmbios com o Japão que é exemplo de cultura, tradição e disciplina”.
A comissão formada por representantes do Governo do Estado, consulado- geral e entidades nipônicas no Paraná será responsável por 180 eventos culturais, econômicos e tecnológicos para comemorar a chegada dos japoneses no Estado. A principal festividade será a Expo Imin 11, que acontece em Maringá entre os dias 19 e 22 de julho com a presença da princesa do Japão, Mako de Akishino, e do vice-primeiro ministro do Japão, Taro Aso. “O objetivo desta edição é repassar as tradições e culturas às próximas gerações”, explicou o presidente das comemorações, deputado federal Luiz Nishimori. (Fotos Rogério Machado)

Advertisement
Advertisement