Comissão elabora e avalia projeto que retoma a Guarda Mirim em Maringá

A Guarda Mirim de Maringá, desativada no início de 1990, será retomada pela Prefeitura de Maringá, por meio de comissão que elabora e avalia o projeto. Para aperfeiçoar o programa, o projeto foi entregue para a Vara de Infância e Juventude, Ministério do Trabalho e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

A comissão, composta por membros da Junta Militar, Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Secretaria de Gestão, analisará os apontamentos das entidades e enviará o projeto de lei à Câmara Municipal.
Inicialmente, o programa social prevê atender jovens de 14 a 18 anos incompletos, em situação de vulnerabilidade social, matriculados e frequentes na escola. A gerente de projetos da Sege, Fernanda Lima, explica que o principal objetivo é incentivar a educação e fortalecer o vínculo entre o mirim e a escola.
“São alunos que terão aulas no contra turno. Se ele estuda de manhã, na parte da tarde terá atividades e aulas que o incentiva a permanecer na escola”, afirmou, explicando que o projeto também busca incluir o jovem no mercado de trabalho, como é o caso do servidor Mauro Barbosa de Souza, assessor jurídico da Procuradoria Geral.
“Eu entrei na prefeitura por meio do projeto Guarda Mirim, em 1977. Sou o 6º funcionário que está há mais tempo como servidor do município”, comenta, considerando que o projeto transforma vidas.
Souza ressalta que é importante retomar o programa para dar oportunidade aos jovens. “São ensinadas lições de cidadania, respeito e disciplina, valores que levamos para a vida toda, e não só para o trabalho”, opina.
O projeto é baseado no programa de São José do Pinhais (foto), onde já existe a Guardam Mirim. Para elaborar a proposta também foram visitadas outras cidades que atuam com mirins, como Cascavel, Londrina e Foz do Iguaçu.

Advertisement
Advertisement