Merendar…

.. é fazer um lanche ou qualquer refeição fora das tracionais, café da manhã, almoço e jantar. O verbo é típico do nordeste, e aprendi convivendo com nordestinos e quando lá morei.

Diferentemente, a merenda escolar é uma refeição, na maioria das vezes a melhor para a maioria dos alunos, que têm prioridade. Portanto, merendar, para alunos é almoçar, por exemplo. Almoçar para servidores e professores é refeição e ‘vale’, como condição excepcional, liberalidade, bom senso, digamos, jeitinho brasileiro. Querer prioridade, almoçar antes, pegar o melhor bife, não vale, afinal existe o vale.
Bom senso para diretoras, que devem resolver com habilidade e não ficar colocando a direção geral em, digamos uma ‘saia justa’, cismada com situação, pois até pode parecer coisa mandada, justamente para provocar desgastes, dar motivos. E o conselho agiria? Há situações que é melhor não saber. Não é mesmo?
Voltando a título, gosto de merendar entre 15 e 17 horas, assim não atrapalho o almoço nem um jantar, que dever ser leve, com a vida deve ser, embora ‘malas pesadas’ existam.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement