Pacificar é divino

O Grupo de Diálogo Inter-Religioso e a Paróquia Divino Espírito Santo instalarão nesta quarta-feira o programa “Pacificar é Divino”, do Tribunal de Justiça do Paraná, e o projeto “Somos todos irmãos”. Será às 15h45, na Igreja Divino Espírito Santo, na Zona 7.

O programa será apresentado na missa das 15h e a instalação, logo após, terá a presença da coordenadora, juíza Carmem Ramajo.
Criado no ano passado pelo TJ-PR, o programa “Pacificar é Divino” pretende desenvolver ações conjuntas com instituições religiosas do estado. O objetivo é difundir a cultura do diálogo e da conciliação, evitando o ajuizamento de ações.
Desenvolvido a partir de iniciativas similares implantadas em outros estados, como o Tribunal de Justiça de Goiás e o do Distrito Federal, busca unir esforços com todas as religiões interessadas. A intenção é aproveitar o trabalho de aconselhamento já realizado nas igrejas, aliado às técnicas judiciais de solução consensual de conflitos em busca da pacificação social.
Na prática a iniciativa pretende trabalhar com a possibilidade de acordo nos conflitos em fase pré-processual, casos que ainda não se transformaram em ações judiciais.
O programa possui três fases, a primeira delas busca apresentar a iniciativa e explicar o funcionamento das técnicas autocompositivas aplicadas no Judiciário. Também apresenta as atividades realizadas nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania e o seu funcionamento.
A etapa seguinte está voltada para a capacitação e entendimento dos métodos de solução consensual de conflitos, de acordo com o formato estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça.
Já a terceira fase repercute na possibilidade da criação do “Espaço Pacificar”, que tem por objeto a realização de audiências de conciliação e mediação. Também possibilitará a aplicação da Justiça Restaurativa na comunidade.

Advertisement
Advertisement