Indígenas passam a ter transporte coletivo gratuito em Maringá

O prefeito Ulisses Maia assinou hoje o decreto para oficializar o transporte gratuito para índios, previsto na lei 10061/2015, de sua autoria quando vereador.

O benefício será concedido após cadastro na Secretaria de Assistência Social e Cidadania, que pode ser realizado a partir de segunda, 9. Serão disponibilizados dois passes diários para 100 índios todo mês.
Também participaram da cerimônia a secretária da Sasc, Marta Kaiser, o vereador Carlos Mariucci, o vice-presidente da Associação Indigenista de Maringá, David Lopes, e o representante da etnia Caingangues de Manoel Ribas (distante 177 km de Maringá), Augusto Ninvaia.
O prefeito Ulisses Maia lembrou de todas as conquistas quando vereador e da importância da autonomia dos vereadores. “Foram muitos anos trabalhando por projetos que beneficiam a comunidade. Fico feliz por colocar em prática essa lei, dando mais dignidade ao índio”, disse. “É dessa forma que se constrói uma sociedade mais justa e humanitária”, afirmou Mariucci.
A secretária da Sasc, Marta Kaiser, reconheceu a importância da lei e lembrou as ações desenvolvidas pelo município para acolher os índios que vem à Maringá. “A casa do índio começou a funcionar em outubro do ano passado, como toda infraestrutura adequada para atender 50 pessoas, entre adultos e crianças. A maioria dos índios vem de Manoel Ribas e Apucaraninha”, esclareceu.
A presença de grupos indígenas na cidade, justifica-se pela venda de artesanato, importante para a subsistência das famílias. Além da Assindi, os índios são alocados na Casa do índio, localizada na estrada Guaiapó, no qual disponibiliza água, energia elétrica, alimentos e toda estrutura necessária de acolhimento. Toda a manutenção é realizada pela Prefeitura.

Advertisement
Advertisement