GMs fazem curso de formação

Foi iniciado hoje o curso de formação em segurança pública para 43 guardas municipais na 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças.

A administração adquiriu 10 revólveres calibre 38, 14 escopetas calibre 12, e está em processo de aquisição 50 pistolas 380 que também serão utilizados no treinamento de tiro assegurando a qualificação, a especialização e o desenvolvimento dos guardas municipais. O curso é resultado de convênio com o Governo do Estado e já formou em 2015 a primeira turma com 51 guardas.
A aula inaugural foi ministrada pelo promotor de Justiça Maurício Kalache.
A abertura do curso contou com a participação do secretário extraordinário de Segurança Pública, coronel Antônio Roberto dos Anjos Padilha, do comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Enio Soares dos Santos (foto).
O secretário ressaltou o trabalho e dedicação dos guardas municipais nos últimos anos, mas lembrou que a instituição deve ampliar seu nível de profissionalização. “O objetivo é a integração entre as forças de segurança. A comunidade quer segurança”, destacou.
O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Enio Soares dos Santos, também enfatizou a necessidade de integração, independente da cor da farda. “Assim como acontece com as polícias Civil e Federal, vamos crescer com o alinhamento de ações com a Guarda Municipal”, salientou.
Para o promotor de Justiça Maurício Kalache, além do preparo técnico e tático, quem trabalha com a segurança pública deve estar principalmente mental e espiritualmente bem. “Um corpo são para uma mente sã”, reafirmou, lembrando da importância da qualificação dos guardas municipais e da criação de escolas para aperfeiçoamento dos servidores.
O curso terá duração de cinco meses e carga horária é de 558 horas divididas em aulas de noções de direito constitucional, direito penal e processo penal, ética e cidadania, direitos humanos, leis especiais, legislação e educação ambiental, legislação e educação de trânsito, sistema de segurança pública, entre outras disciplinas.
O conteúdo prático será marcado por diversos temas, como segurança patrimonial, técnicas de condução de viaturas, defesa pessoal, técnicas operacionais, gestão de multidões, uso legal e proporcional da força, emprego de equipamentos menos letais, polícia comunitária e primeira intervenção em crises. Após a formação, os guardas municipais passarão por avaliação psicológica e posteriormente capacitação de 254 horas para utilização de armas de fogo.

Advertisement
Advertisement