A Arena está de volta

A direita está em alta no Congresso Nacional, lembra Lydia Medeiros, de O Globo. Herdeiro da extinta Arena, partido que dava sustentação ao regime militar, o PP de Paulo Maluf (foto) tornou-se a segunda bancada da Câmara.

Agora “Progressistas”, o partido terá 54 deputados e está atrás apenas do PT (com 57). Foram 16 adesões ao PP desde a eleição de 2014. Já o DEM, que nasceu de outra costela da Arena, mas rompeu com os militares para apoiar Tancredo Neves em 1985, dobrou a bancada — de 21 para 44 integrantes. O PP participou com destaque de todos os últimos governos. Tem apenas uma governadora, Sueli Campos (RR). Fez 494 prefeitos em 2016. O partido brilha na Lava-Jato — três condenados e quatro réus, até aqui. Foi o mais atingido pelas investigações. Na semana em que o PT e a esquerda passam por seu pior momento, o PP caiu no gosto dos deputados. O movimento indica que oferecer ao eleitor uma nova forma de fazer política estará fora da pauta das eleições de outubro. A Câmara ignorou a crise de representatividade e renovou sua aposta no modelo vencedor — para os mesmos.
PS – O PP também é o partido com mais citados na Lava Jato e no Paraná com José Janene, que teria sido o idealizador do mensalão. (Foto Wilson Dias/Agência Brasil)

Advertisement
Advertisement