Alep debate pagamento da data-base dos policiais e do Corpo de Bombeiros

O pagamento da data-base dos policiais civis e militares motivou uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná na manhã desta terça-feira.

Por proposição do deputado Marcio Pacheco (PSL), a reunião aconteceu no Auditório Legislativo e contou com a participação de diversas entidades representativas dos policiais. Ao final do encontro firmaram uma carta endereçada à governadora Cida Borghetti, apelando para que seja revisto o congelamento da reposição inflacionária dos últimos três anos.
“A data-base é uma questão crucial, porque atinge todo o funcionalismo e, por consequência, a população do estado. Uma das primeiras demandas que apresentamos, tão logo houve a mudança do governo, é de que este assunto seja revisto. É importante a reposição”, disse Marcio Pacheco.
Na avaliação do presidente da Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos, Inativos e Pensionistas (Amai), coronel Elizeu Ferraz Furquim, o pagamento da data-base é apenas o pleito do cumprimento de um direito dos policiais. “O nosso pleito tem razão de ser, porque ele é justo àqueles que mais precisam. Queremos que este seja um assunto dos mais prioritários por parte do governo”.
Os deputados Nereu Moura (PMDB), Nelson Luersen (PDT), Tercílio Turini (PPS), Delegado Recalcatti (PSD) e Evandro Araújo (foto/PSC) também participaram da audiência pública e foram unânimes em ressaltar a necessidade de reposição inflacionária e o cumprimento da data-base para as polícias e demais servidores públicos.
O panorama da segurança pública, especialmente da superlotação das cadeias, da necessidade de ampliação do quadro de pessoal da Polícia Civil, além da carência no aparelhamento da estrutura das corporações foram alguns dos apontamentos feitos pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Paraná (Sindipol), Michel Franco. “Além disso, a questão da data-base não atinge apenas o policial, mas atinge a sua rotina, a sua vida e a vida da sua família, porque vai impactar diretamente no poder de consumo. Quando a inflação não é sequer reposta, estamos falando de diminuição do subsídio”.
Segundo o deputado proponente da reunião, a expectativa é de que com a mudança de governo a posição de revisão do pagamento da data-base seja efetiva. “Já tivemos algumas informações de que a governadora está disposta a dialogar e encontrar solução para este assunto. Assim esperamos. Vamos agora encaminhar este documento, assinado pelos deputados e pelas entidades, como forma de tratar do tema com total prioridade pelo Executivo”, afirmou ainda o deputado Pacheco.
Participaram ainda da audiência pública os representantes da Associação Vale do Sul; da Sociedade Beneficente de Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Paraná (SBSS); da Associação de Praças do Estado do Paraná (Apra); da União do Corpo de Bombeiros (UPCB); da Associação dos Militares Estaduais do Paraná (Ameb); do Fórum das Entidades Representativas dos Militares do Estado do Paraná; da Associação de Policiais, de Cabos e Soldados do Paraná; do Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná; além dos vereadores Guiarone de Paula Junior e Ezequiel Bueno, de Ponta Grossa. (Alep)

Advertisement
Advertisement