O Brasil precisa de algo novo

Com esta frase em letras grafais, panfleto do Partido Novo estava sendo distribuindo ontem à noite na Festa da Canção, por voluntários, num trabalho de divulgação da sigla. Não conhecia nenhum dos participantes e ao receber um folheto me apresentei e fui questionado porque havia desistido de tentar ser candidato.

Foi uma conversa rápida, mas proveitosa, onde deixei claro que sou um colaborador, que o Novo precisa de gente mais nova, não que eu seja velho (há muito mais velho travestido de novo, na política por aí), mas julgo importante continuar meu trabalho ‘aqui no Maringá’, da forma que fazemos há mais de 10 anos, incentivando tudo que for novo, legal e moral para o povo.
Uma das bandeiras que defendo e que gostaria de ver implantada é a seleção prévia de candidatos que o Novo faz. Iria além, penso que deveria haver um pré-concurso, feito pela Justiça Eleitoral, com provas escritas e orais, para qualificar pessoas que poderiam disputar eleições por qualquer partido e até sem filiação (defendo a possibilidade de candidatura avulsa). Quer ser vereador? Teria de ter escolaridade mínima de segundo grau, e passar por prova de conhecimentos da função, redação e oral, depois passaria pela convenção do partido. O mesmo aconteceria para a contratação de assessores, acabando com os meros cabos eleitorais.
Voltando às bandeiras do Partido Novo, as dez relacionadas no panfleto são: 1- É o único partido que não usa dinheiro público e defende o fim do fundo partidário. 2- Política não é profissão/eleitos só podem se reeleger uma vez para o mesmo cargo. 3- Diminuição dos impostos e da burocracia/incentivar o empreendedorismo e geração de empregos. 4- Todos são iguais perante a lei/fim do foro privilegiado. 5- Fim das regalias para políticos/cortar verbas de gabinetes e auxílios. 6- Livre mercado/quanto menos interferência do governo, mas progresso. 7- O governo deve focar em saúde, educação e segurança/é necessário desestatizar todas as outras áreas. 8- Cargos públicos exigem competência e honestidade/processo seletivo e candidatos ficha limpa. 9- Projeto de longo prazo- Os objetos do Partido Novo vão além das próximas eleições/busca resultados permanentes. 10- Liberdade com responsabilidade/acreditamos nas liberdades individuais, com direito ao voto facultativo.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement