Quadro confuso

Perguntas de um leigo, com parcos conhecimentos jurídicos, considerando essas coligações e o resultado das eleições 2016, para vereador, em Maringá:

• PT/Pros/PTN/PC do B – 19.025 votos; eleitos Mário Verri e Mariucci; primeiro suplente, Professora Vilma.
• PDT/PV – 22.580 votos; eleitos Jean Marques e Homero Marchese; primeiro suplente, Professor Niero.
• PSDC/PTC/PSL/PSDB/PR – 15.021 votos; eleito Do Carmo; suplente, Dr. Jamal.
• Com as mudanças de partidos de Homero para o Pros, seu suplente continua sendo Professor Niero, ou passa a ser Professora Vilma?
No caso de Do Carmo, a mudança ocorreu dentro da coligação, então o suplente continua sendo Dr. Jamal. O vereador disse que foi uma troca acordada com o PR, logo o partido não deve pedir o mandato, mesmo sendo uma troca, teoricamente não permitida, o que não impediria o MP de pedir, ou o primeiro suplente, que é curiosamente do partido para qual Do Carmo se transferiu.
Já no caso de Homero, se um suplente for pedir o mandato, quem teria direito, Professor Niero ou Professora Vilma? O PV se conformará em perder 50% de sua bancada sem lutar?
O quadro é confuso, mas torcemos para que tudo se acerte sem maiores disputas no Judiciário. Que prevaleça a ideologia, sempre visando o interesse de quem efetivamente detém os mandatos, os eleitores.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement