Raça Devon estreia este ano

A estreia do gado Devon em uma edição da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá vai reunir 20 animais de oito criadores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

“É uma importante participação que vai se somar às onze demais raças com presença garantida na 46ª Expoingá”, destaca Maria Iraclézia de Araújo, presidente da Sociedade Rural , entidade realizadora do evento.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, Gilson Hoffmann, comenta que um dos motivos que levaram a entidade a aceitar o convite da Diretoria da Rural de Maringá foi a oportunidade de ampliar as ligações da raça com o Paraná, onde o Devon é criado há vários anos. Outro ponto decisivo foi o fato de a Expoingá proporcionar um ambiente favorável ao intercâmbio de informações entre os pecuaristas.
De acordo com Hoffmann, o Devon tem se demonstrado promissor no cruzamento industrial, principalmente com as raças zebuínas. “Os animais combinam habilidade materna e precocidade, com capacidade de produzir carne macia e sabor inigualável” revela. O diretor técnico da ABCD, Lucas Hax, comenta que a cruza gera um animal mais tranquilo, que possibilita reduzir custos com estrutura, evitar lesões no transporte e fornecer carne de boa qualidade.
De origem britânica, a genética Devon se adapta, com facilidade, a diversos ambientes. Outras características são o alto grau de marmoreio e a maciez da carne, que confere espaço na disputa por mercados gourmet. Para divulgar o potencial da raça, festivais gastronômicos têm sido promovidos em restaurantes, localizados nos estados de São Paulo e no Rio Grande do Sul, reconhecidos pela qualidade dos pratos oferecidos nos cardápios deles. O objetivo é fazer com que o consumidor sinta os diferenciais de sabor e maciez da carne Devon.
Em outra frente a Associação de Criadores trabalha para estabelecer um padrão para os animais levados para o abate. Em maio, comemora-se um ano da estreia do selo de certificação da entidade, garantindo bonificação aos produtores que apresentam animais em conformidade com critérios de qualidade pré-estabelecidos. O programa foi implantado em Santa Catarina, por meio de parceria com o frigorífico São João, mas há projetos para se expandir a certificação para outros estados. (Foto Rural Pecuária)

Advertisement
Advertisement