Uma cartilha contra fake news

O deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) apresentou hoje, no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, uma cartilha para combater as fake news, notícias falsas geralmente divulgadas por meio das redes sociais e de plataformas digitais. Com uma linguagem bem didática, a cartilha dá dicas de como identificar e combater as fake news.

“A busca pela verdade não é tarefa exclusiva dos veículos de comunicação. Somos todos responsáveis pela manutenção do verdadeiro, do legítimo e pela luta contra a propagação das mentiras e boatos sustentados nesse novo modelo que recebeu o pomposo título de fake news mas que é a velha mentira com nova roupagem, agora ancorada no universo das redes sociais”, explicou o deputado durante o lançamento.
Ratinho Júnior lembrou que essa é uma preocupação que está dominando o debate sobre as próximas eleições e citou a participação do ministro Luiz Fux, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, em um debate sobre fake news promovido pela revista Veja, ontem em São Paulo. “No evento, o ministro explicou que o TSE montou um comitê, com participação da Polícia Federal, do Ministério Público e da Agência Brasileira de Inteligência para impedir a proliferação de notícias falsas. Essa é uma demonstração óbvia da importância de se combater as fake news”, completou o deputado.
Pesquisa exclusiva feita a pedido de Veja pela consultoria Ideia Big Data, com 2 004 pessoas ouvidas por telefone entre 9 e 10 de janeiro, mostra que 83% dos entrevistados temem compartilhar notícias falsas em suas redes sociais e grupos de WhatsApp.
“Com a discussão desse tema de forma ampla e o lançamento da cartilha, espero contribuir para uma eleição mais limpa, onde prevaleçam as propostas e as boas ideias”, finalizou Ratinho Júnior.

Confira a cartilha aqui.

Advertisement
Advertisement