Jornais erram ao dar crédito sobre verbas para saneamento em Sarandi

Os jornais O Diário do Norte do Paraná e o Metro Maringá publicaram informações incorretas nesta sexta-feira, ao reportar sobre a assinatura da ordem de serviço para as obras de saneamento básico em Sarandi, ocorrida ontem à tarde.

As matérias publicadas nos dois veículos creditaram à governadora Cida Borghetti (PP) a autoria de emenda que resultou nos recursos, que, somados à contrapartida do município, chegam a R$ 25 milhões. Os recursos não são resultado de emenda parlamentar, são do Programa de Aceleração do Crescimento 2. Quem conquistou os recursos, em 2013, foi o deputado estadual Edmar Arruda (PSD). O anúncio foi feito em outubro de 2013, durante coletiva no gabinete do prefeito, com a presença do deputado estadual Enio Verri (PT), que colaborou por conta de sua ligação com o governo federal e a então presidente Dilma Rousseff (aqui).
Cida Borghetti, que foi deputada federal entre 2011 e 2014, apesar de aguardada não compareceu ao evento. Quem estava lá era seu marido, o deputado federal Ricardo Barros (PP).
A única emenda dela para Sarandi, enquanto deputada federal, foi de R$ 2 milhões, para drenagem e pavimentação da rua Francisco Almeida, divisa entre os bairros Jardim cupom desconto Verão e Jardim Nova Aliança.
Edmar Arruda foi quem, a pedido do então prefeito Carlos Alberto de Paula Junior, fez a gestão junto ao Ministério das Cidades para incluir Sarandi no PAC 2 Saneamento. Por razões burocráticas, o dinheiro emperrou na Caixa Econômica Federal; o prefeito então entrou na justiça contra a Caixa para garantir os recursos (aqui). Aí foi preciso que vários políticos das três esferas (municipal, estadual e federal) trabalhassem para a liberação, entre eles Ricardo Barros (Cida já era vice-governadora eleita).
Em dezembro de 2015, um ano depois do enrosco, o ministro das Cidades Gilberto Kassab veio a Sarandi para liberar os recursos para a ampliação da rede de esgoto sanitário do município, que atenderá 25 mil domicílios, sendo a maior obra pública já realizada na cidade. Com o processo de licitação, o dinheiro só passou a estar disponível este ano. A cerimônia de ontem era completamente dispensável, já que a ordem de serviço havia sido autorizada quase 20 dias atrás.
O blog ainda não descobriu quem passou a falsa informação aos jornais, cujas matérias por sinal nem citaram o nome de Edmar Arruda. Em tempos de fake news e pré-campanha eleitoral, todo o cuidado é pouco.

Publicação feita na página 4A de O Diário do Norte do Paraná de hoje

O evento de ontem reuniu vários políticos de Maringá e Sarandi defronte o paço municipal daquela cidade

Outubro de 2013, na sala de De Paula: Edmar Arruda, com Enio Verri, anuncia a conquista dos recursos

Advertisement
Advertisement