Sindicatos divulgam nota repudiando nomeações políticas na Sanepar

Quinze sindicatos do Paraná divulgaram uma nota de repúdio à direção da Sanepar por conta das nomeações políticas que estão ocorrendo no governo desde que Cida Borghetti trocou o comando da companhia, agora presidida pelo maringaense Ricardo Soavinski. Eis a íntegra da nota:

“Os Sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras signatários deste documento manifestam à direção da Sanepar profundo repúdio em relação às nomeações políticas de cargos comissionados que estão ocorrendo neste momento de troca de comando da empresa e do Governo do Estado do Paraná.
Entendemos que não cabe a uma companhia, que tem grande parte de seu capital acionário público, se tornar abrigo de candidatos derrotados e nem mesmo de apaniguados de agremiações partidárias, servindo de moeda de troca para apoios nas eleições ou mesmo sustentação do governo de plantão.
Esse tipo de nomeação afronta a legislação que regulamenta o ingresso de pessoal nas companhias de economia mista, bem como os princípios que devem nortear a adequada governança administrativa.
A Sanepar é uma empresa que atua na área de saneamento ambiental, tendo, portanto, uma enorme responsabilidade social ao servir a população paranaense, devendo ter em seus quadros profissionais devidamente qualificados e treinados para oferecer serviços de qualidade excepcional.
Além do mais, a entrada de apadrinhados políticos na companhia, seja na forma de consultores, gerentes, coordenadores ou outro cargo qualquer serve de desestímulo aos demais trabalhadores e trabalhadoras concursados, que com isto perdem a oportunidade de ascender profissionalmente. Vale ressaltar que essas pessoas ganham altos salários, incham a folha de pagamento da Sanepar e inviabilizam as negociações, principalmente, dos Sindicatos majoritários, que representam trabalhadores com remuneração menor.
Neste sentido, acreditamos que este momento é propício para reformular e implantar de imediato o PCCR (Programa de Carreira, Cargos e Remuneração) como forma de valorizar o quadro de pessoal da Sanepar. Para isso, exigimos a definição de regras transparentes para que todos possam ganhar promoções por competência e habilidade técnica, como deve ocorrer em toda empresa de bem.
Por fim, nos colocamos à disposição desta diretoria com o objetivo de contribuir para que a Companhia de Saneamento do Paraná possa voltar a cumprir, de fato, com sua responsabilidade social sem ingerências externas e uso político, como tem sido feito nos últimos anos.
Assinam:
Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de Londrina e Região – SINDAEL
Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Água, Esgoto e Saneamento da Região Noroeste do Paraná – SINDAEN
Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento – SAEMAC
Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento de Cornélio Procópio – STAEMCP
Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná – SENGE
Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná – SINDARQ/PR
Sindicato dos Químicos no Estado do Paraná – SIQUIM
Sindicato das Secretárias do Estado do Paraná – SINSEPAR
Sindicato dos Assistentes Sociais do Paraná – SINDASP
Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região – SICONTIBA
Sindicato dos Professores no Estado do Paraná – SINPROPAR
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná – SINDIJOR
Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado do Paraná – SINTEC
Sindicato dos Bibliotecários do Paraná – SINDIB
Sindicato dos Desenhistas do Estado do Paraná – SINDESPAR

Advertisement
Advertisement