Protocolos de poda e remoção serão disponibilizados na internet

A Secretaria de Serviços Públicos e o Ministério Público acordaram que protocolos de poda e remoção de árvores serão disponibilizados no portal da transparência da Prefeitura de Maringá.

Em reunião na tarde de hoje, o secretário Vagner de Oliveira apresentou ao promotor Leonardo Vilhena uma perspectiva de como as informações serão disponibilizadas no portal. Nova reunião prevista para os próximos 30 dias vai refinar o entendimento sobre a transparência dos protocolos.
Os protocolos serão fixados no portal da transparência de forma cronológica, privilegiando-se os mais antigos. “Foi um pedido nosso ao promotor para avançar nesse entendimento e ele nos atendeu como sempre, estando conosco na secretaria numa reunião muito produtiva. Trata-se de mais um esforço da gestão no sentido dar máxima transparência às suas ações”, afirma Vagner de Oliveira. O sistema deve estar operacional ainda neste semestre, após ajustes no projeto apresentado hoje à promotoria. Além da transparência no processamento dos protocolos, outras ações serão desenvolvidas para apressar podas e remoções.
Vagner de Oliveira explica que o problema maior está na elaboração de laudos a partir do registro do protocolo. Uma prévia vistoria das condições das árvores é realizada por engenheiro florestal para determinar a necessidade de poda ou remoção. Esse processo é importante para evitar que plantas sadias sejam removidas – ou podas radicais desnecessárias sejam realizadas. “Vamos colocar mais um servidor nesse processo”, explica.
A estimativa é de que cerca de 12 mil protocolos aguardem solução. “Ano passado atendemos cerca de 4 mil pedidos, mas o número se mantém alto porque a cada mês registramos cerca de mil novos protocolos”, afirma o secretário. Estima-se em cerca de 140 mil árvores plantadas em ruas, praças e avenidas da cidade. (PMM)

Advertisement
Advertisement