Começam os julgamentos

Têm início hoje os julgamentos dos animais presentes na 46ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá.

Até sábado, será grande a movimentação na Pista Professor José Quirino dos Santos. As avaliações começam pela manhã e se estendem até o início da noite.
Os primeiros animais a subirem para a pista são das raças de ovinos. Com a mais expressiva quantidade de carneiros e ovelhas já registrada dentro de uma edição da Expoingá, a ovinocultura mostra porque é um dos setores que mais crescem dentro da pecuária regional. Entre expostos e inscritos para o julgamento, são cerca de 700 exemplares distribuídos por dois pavilhões do Parque Internacional Francisco Feio Ribeiro.
Além do recorde de participação, a Expoingá, pela primeira vez, é palco de duas mostras nacionais: do Suffolk e das Raças Naturalmente Coloridas. A 10ª Exposição Nacional da Raça Suffolk reúne 150 animais. O evento é o mais importante do calendário brasileiro. Tanto que será julgado pelo inglês Geoff Biddulph. Integrante da Associação dos Criadores de Ovinos da Raça do Reino Unido, é a primeira visita dele ao Brasil.
À tarde, a partir das 14 horas, serão julgadas as mostras de Wagyu (foto) e Devon. A mais rústica das raças britânicas, o Devon está presente pela primeira vez em uma edição da Expoingá. Os animais vieram do Rio Grande do Sul, onde se concentra o rebanho nacional. Além da avaliação, a Associação de Criadores vai promover, a partir das 19h30, uma palestra sobre manejo e certificação da carne.
De acordo com o diretor de Pecuária da Sociedade Rural de Maringá, entidade realizadora da Expoingá, Jucival Pereira de Sá, 12 raças de bovinos, 19 de ovinos e três de equinos serão julgadas, durante os 12 dias da Feira. “É uma variedade, com qualidade, para demonstrar o trabalho e o investimento feito pelos pecuaristas no melhoramento genético do rebanho nacional”, frisa.

Calendário de Julgamentos
Data Horário Raça
Quinta-feira (10/5) 9 horas Ovinos
Quinta-feira (11/5) 14 horas Wagyu
Quinta-feira (11/5) 15 horas Devon
Sexta-feira (12/5) 9 horas Ovinos
Sexta-feira (12/5) 9 horas Nelore
Sexta-feira (12/5) 14 horas Holandês
Sexta-feira (12/5) 14 horas Guzerá
Sexta-feira (12/5) 17 horas Braford
Sexta-feira (12/5) 17 horas Hereford
Sexta-feira (12/5) 17h30 Manga-larga
Sábado (13/5) 8 horas Guzerá
Sábado (13/5) 8 horas Nelore
Sábado (13/5) 8 horas Jersey
Sábado (13/5) 9 horas Ovinos
Sábado (13/5) 9 horas Manga-larga
Sábado (13/5) 9 horas Quarto de Milha

Advertisement
Advertisement