
O blogueiro João Frey, da Gazeta do Povo, informa que o Tribunal de Justiça do Paraná considerou ilegais 30 cargos em comissão que foram criados na estrutura da Sanepar em 2011.
Na terça-feira a 4ª Câmara do TJ rejeitou os embargos apresentados pela empresa e manteve uma decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública que entendeu que os cargos só poderiam ter sido criados por lei, e não por decisão do Conselho de Administração da Estatal. O assunto foi levado à Justiça pelo Ministério Público, que foi provocado pelo Sindicato dos Engenheiros do Paraná.
No processo, a Sanepar questionou os argumentos do Ministério Público e afirmou que a gestão de pessoal é assunto interno da empresa e não está sujeito ao controle direto do estado. Segundo a defesa da estatal, o Estatuto Social da empresa prevê que é de competência do Conselho de Administração a aprovação do plano de cargos e salários e a extinção e criação de cargos e funções.
Os argumentos, entretanto, não foram acatados pela Justiça, que declarou a nulidade dos 30 cargos de “consultores estratégicos” e o impedimento de a Sanepar de criar novas funções sem a aprovação de lei específica.
Em 2015, a Gazeta do Povo mostrou que pelo menos 19 dos 30 cargos da companhia eram ocupados, à época, por agentes políticos do grupo do governador Beto Richa (PSDB), incluindo ex-prefeitos, ex-vereadores e parentes de políticos. Do total, 60% dos funcionários eram filiados a partidos políticos da base de apoio do governador, conclui Frey.
Como hoje Cida Borghetti é a governadora, o presidente da Sanepar é de Maringá e a estatal virou um cabide de emprego de políticos, ainda há esperança?
Otimista diz:
Política sempre conduzido assim,para eles tudo para o Povo nada.Nao e possível continuarmos assim!!
Anônimo diz:
Com o golpe aplicado nos consumidores de agua com aumento de tarifas, a Sanepar arruma dinheiro pra pagar essa cambada de mamadores na teta gorda da Sanepar.
Tudo pago pelos consumidores que não tem outra opção, a não ser pagar e ficar assistindo a festa de políticos, inclusive esse tal de Crispim.
sardsesotnas21@gmail.com diz:
Olha concordo em gênero grau e número com que você disse, a população deveria ter o direito de escolher outras empresas para prestar o serviço somos reféns da ladroagem né, até funcionário da Sanepar invadiu a minha casa sem autorização com portão trancado com cadeado pulou muro entrou na minha casa mexeu e depois mentiu disse que não foi ele é um horror.
OBSERVADOR diz:
DEVERIAM INVESTIR EM NOVAS TECNOLOGIAS, E EQUIPAMENTOS, E NÃO EM CARGOS COMISSIONADOS.
OS SERVIDORES NÃO SÃO CONCURSADOS?
PRECISA REVER TODO O PUBLICO, COMO É ADMINISTRADO, E ONDE O DINHEIRO É GASTO.TODOS OS ÓRGÃO, DO ESTADO, HJ E SEMPRE!
CRIAR UM SETOR PARA DE FISCALIZAÇÃO, QUE PROMOVA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS CONCURSADOS, ESPECIFICA DE CADA ÓRGÃO E FUNÇÃO.
TODO DIA É UM ESCÂNDALO!
P.Q.P. diz:
XUPINS PAGOS COM NOSSO DINHEIRO
Observador diz:
Essas notícias deixa a população irritada com a empresa. Com toda razão, mais tem pessoas que vai descarrega sua raiva nos funcionários, que não tem nada haver com esses esquemas, que esses políticos fazer. E daí o funcionário que trabalha é penalizado 2 vezes. Primeiro pelo descaso da administração da empresa, depois pela pressão da população, que não suporta mais, altas tarifas pra bancar essa corja de vagabundos.
Anônimo diz:
Onde tem um governo incompetente é legal !!!
indignado diz:
CAMBADAS DE VAGABUNDOS,LADRÕES DO DINHEIRO DO POVO,[SIM,É O POVO QUEM PAGA ESSES VAGABUNDOS COM TARIFAS EXORBITANTES…
aiiiiiiii diz:
nao da em nadaaaaaaaaaaaa
Observador diz:
A justiça deveria cobrar a devolução de todo dinheiro pago indevidamente, visto que está na ilegalidade.